Repercutiu muito mal em gabinetes de Brasília e na executiva do PSDB a denúncia do Diário do Pará que envolve a filha do governador Simão Jatene (PSDB), Izabela Jatene de Souza. Tucanos mensuram o tamanho do estrago que a notícia pode causar na votação de Aécio Neves no maior colégio eleitoral do Norte. Em gravação feita pela Polícia Civil em 2011, e vazada agora, a filha do governador pede ao subsecretário de Receita Nilo Rendeiro a lista das maiores 300 empresas do Estado e diz: Vamos começar a buscar esse dinheirinho deles, né?, sem detalhar do que se tratava.
Aécio , que avaliava com o comando da campanha revisitar o Pará e dar uma força para Jatene, agora quer passar longe de Belém.
Izabela Jatene foi grampeada por acaso. A Polícia investigava o sequestro de um empresário e o principal suspeito era gerente de uma fazenda de Nilo.
Nilo passou a ser grampeado pelo Guardião, um poderoso sistema de tecnologia nacional usado pela PF e secretarias de segurança, que atua como tentáculos de polvo.
Trem Bala em campo
É tamanha a polêmica com o famigerado trem-bala anunciado, que até os servidores envolvidos diretamente no projeto entraram na gozação. No tradicional torneio de futebol entre agências reguladoras, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) batizou seu time de Trem-Bala. A despeito da lentidão dos estudos de viabilidade, que devem consumir R$ 1 bilhão até o fim do ano, o Trem-Bala da ANTT entrou como locomotiva em campo e já venceu o time da ANEEL no último dia 22.
Fora de campo, a Empresa de Planejamento e Logística, que contratou a consultoria para o projeto, tem até dezembro para concluir os estudos. Sem gol contra.
Enquanto isso, sem demagogia e com projeto sério, o Japão, vanguarda no setor, vai lançar o MagLev: seu futuro trem atingirá 500 km/h.
O então presidente Lula prometeu o trem-bala Rio-SP com investimentos privados. Como nenhum investidor acreditou, só o governo deve investir. Se entrar no trilho.
No chão
Foi protocolada ontem ação popular no MP Federal e no MP de Goiás contra a construção do Aeroporto de Cargas de Anápolis, uma das capitais do agronegócio. As obras da pista de 3 km extensão e 45m de largura, realizadas pelo governo do Estado, não tiveram aval dos órgãos federais como a Agência Nacional de Aviação Civil.
É notório que a referida obra tem finalidade eleitoral e não tem se adotado os procedimentos previstos em lei, dentre eles: estudo de impacto ambiental, autorizações/pareceres emitidos por órgãos competentes e demais observações quanto às normas de segurança, diz o texto. O tucano Marconi Perillo virou uma arara.
Fúria oficial
Uma fúria tomou ministros do PMDB e o da Justiça, José Cardozo, sobre a revista da PF no avião de Lobão Filho, candidato ao governo do Maranhão. Mas até hoje nenhuma nota do Itamaraty e um pio dessas autoridades foram soltos sobre outro episódio.
É sobre a revista que a Polícia Nacional do presidente Evo Morales fez no jato da FAB quando o então chanceler Celso Amorim passou por La Paz em 2011.
Código frouxo
Prova de que o Código Penal é frouxo: O ministro do STF Dias Toffoli determinou a execução imediata da prisão do ex-senador Luiz Estêvão, condenado há anos por uso de documentos falsos para esconder bens. A pena é de 3 anos e 6 meses. Mas a Justiça poderá decidir por pena em liberdade, por se tratar de menos de 4 anos de condenação.
Estêvão passeia por Brasília de Ferrari, é dono de prédios novos alguns alugados para o governo e recentemente gastou quase R$ 1 milhão em festa da filha. Seu escritório é a única casa vizinha da.. residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados.
Legalidade 2.0
Não é brincadeira. O serviço secreto do governo envolve civis e militares está gargalhando, mas leva a sério, como deve ser a praxe, e está de olho: identificou no Rio Grande do Sul um grupo de petistas revoltados que pretende pegar em armas e não entregar o governo caso a presidente Dilma perca a eleição.
Neste cenário, os xiitas do PT, já identificados e, com certeza, monitorados, dão como certa a derrota do governador petista Tarso Genro para Ana Amélia (PP). Mas daí uma nova Campanha da Legalidade, como nos anos 60, virou piada em Brasília.
Primeiro tempo
Fenômeno na campanha enterrou pretensões para um mandato no Senado do ex-governador Sérgio Cabral o ex-jogador Romário é potencial senador eleito. Aliados dizem que a meta é o governo do Rio, e depois a Presidência da República.
Contra-ataque
Depois que os cristãos lançaram o site www.votocatolico2014.com, com seus principais candidatos, o movimento LGBT contra atacou: lançou o www.votelgbt.org. Entre os apoiados estão o senador Suplicy (PT-SP), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Erika Kokay (PT- DF) e Eliana Pedrosa (PPS- DF).
A jato
Os Correios vão fechar parceria com a gigante Alibaba para operar galpão na China, a fim de dar celeridade às encomendas do e-commerce crescente entre os países.
NY eu o Poder
Um mistério ronda as agendas de Eike Batista e da presidente Dilma em Nova York. Eike viajou às pressas para lá para tentar encontrá-la. E também a seus credores..
Sem delação
Na surdina, o PT dá assistência a um dos maiores nomes do mensalão, Henrique Pizzolatto, preso em penitenciária do norte da Itália. Por lá não há delação premiada.
____________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste