Índio da Costa, vice de José Serra na chapa presidencial em 2010, deve se lançar candidato a prefeito do Rio de Janeiro. Atualmente o seu PSD está na base do prefeito Eduardo Paes (PMDB), mas Índio, ex-vereador e hoje deputado federal, é uma das apostas do presidente do PSD, Gilberto Kassab, na tentativa de conquistar prefeituras de capitais.
Os outros na lista preliminar são o presidente da central sindical UGT, Ricardo Path, para São Paulo; o deputado Danrley, para Porto Alegre; e o delegado Eder Mauro, para Belém, cuja região metropolitana tornou-se uma das mais violentas do País.
Completa o escrete Kassabiano o federal Diego Andrade, que pode disputar BH. Com o fim do segundo mandato de Marcio Lacerda (PSB), todo partido acha que tem chance.
Índio e Paes já tiveram uma conversa na qual o federal sinalizou a intenção da candidatura. Se questionado na Câmara, o deputado dribla, não diz nem sim, nem não.
Fim das escolas de taipa
Com crédito autorizado pelo BNDES, o governo do Maranhão inicia este mês a construção das primeiras 30 escolas para substituir unidades de taipa, madeira e sapé que por décadas atendem os alunos do interior do estado.
Um dossiê com 200 páginas nas mãos do governador Flávio Dino (PCdoB) revelam centenas delas espalhadas pelo Estado, sem janelas e algumas com piso de barro batido. A ideia é derrubar todas nos próximos anos e construir unidades de alvenaria.
A situação dos rincões do Maranhão é tão desastrosa que o Governo cadastrou 7 mil cidadãos em extrema miséria, sem documentos, para receberem benefícios.
Gay x Ex-gay
O deputado federal Jean Wyllys perdeu a primeira batalha na Justiça contra o ‘ex-gay’ Claudemiro Soares Ferreira, a quem acusa de ‘charlatanismo, curandeirismo e estelionato’, por seu testemunho em igrejas evangélicas do DF. O juiz de primeira instância mandou o caso para a Vara de .. Trânsito e pequenos delitos.
Questionado, o parlamentar jura que não tem nada com esse processo, mas seu nome é citado ipsis litteris nos autos. O MP do DF, a pedido do deputado, já interrompeu um curso sobre orientação sexual ministrado pelo ex-homossexual.
Importação socialista
O governador Rollemberg (PSB), do DF, importou o programa que era o colírio para os olhos do falecido Eduardo Campos, mote de sua campanha presidencial. Ex-gestora em Pernambuco, a subsecretária de Segurança Cidadã de Brasília, Márcia Alencar, expôs para colegas os detalhes do ‘Pacto pela Vida’, para redução dos índices de violência.
O programa foca o monitoramento em tempo real dos índices de violência, num mapeamento estratégico que norteiam as ações contra consumo de drogas e acompanhamento de jovens infratores internados, entre outros pontos.
Pacote Reguffe
São sete as PEC protocoladas pelo senador Reguffe (PDT-DF) na tentativa de fazer o Senado votar ‘uma verdadeira e profunda reforma política’, em sua opinião. ‘Me recuso a chamar de reforma o que a Câmara fez’, diz o parlamentar.
Reguffe cita: Fim da reeleição permanente para o Legislativo (no texto, propõe apenas uma); Voto facultativo; Candidatura avulsa; Proibição de que o eleito para cargos legislativos assuma cargos no executivo; Sistema de propostas e compromissos; Voto distrital; Proibição de doações privadas, com padronização dos custos de campanhas.
Baú do Maluf
Um ex-prefeito conta como Valdemar da Costa Neto, o mensaleiro condenado, entrou para a política pelas mãos de Tancredo Neves: foi numa reunião nos anos 80 na casa de Valdemar em Mogi das Cruzes (SP), cidade onde o ainda empresário mandava muito.
Maluf foi à casa de Valdemar pedir ajudar para que liberasse um funcionário da Eletropaulo, sobrinho de Tancredo, para que ajudasse o tio numa campanha em BH. Mais tarde, esse sobrinho se tornou diretor de uma estatal, e Valdemar entrou na política apadrinhado por.. Tancredo e Aécio Neves.
Pista livre
O MP Federal ajuiza ações contra empresas de carga que trafegam com caminhões pesados. Mas o problema está, digamos, sem freios e desgovernado: as multas lavradas pela ANTT não geram qualquer restrição no cadastro dos veículos e do condutor.
Bené de luto
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) está de luto. Morreu o pai, seu João Modesto, aos 107 anos. Na sexta um culto parou a comunidade do Chapéu Mangueira. ‘Seu Dadá’, ex-operário da construção civil, foi quem fez a cabeça de Benedita para a questão da ‘consciência negra’. Lula e a presidente Dilma ligaram por solidariedade.
A caneta de Bolsonaro
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) tem a estranha mania de circular nomes de mortos nos obituários dos jornais, durante viagens de avião. Ele envia aos familiares cartões de condolências pelo gabinete na Câmara.
Radiografia do emprego
Cresceu 216% a contratação de estagiários entre janeiro de 2014 e 2015. A revelação é de pesquisa da Webestagios, que atende grandes empresas e órgãos do governo.
É contigo, Dilma
O PL 1834, parado há 8 anos, foi votado e enviado à sanção da presidente Dilma: inscreve Cândido Mariano, o Marechal Rondon, no Livro dos Heróis da Pátria.
Guerra no Norte
Clima tenso no Oiapóque (AP), cita a coluna de José Arcângelo: numa discussão em festa, sargento da PM matou um soldado do Exército, descendente da tribo Kumarumã.
Barbeiragem?
O Exército está intrigado com o capotamento de novíssimo Blindado Guarani, do 33º Batalhão de Infantaria de Cascavel (PR), fabricado para ultrapassar até tronqueiras.
Homem do gás
Júlio Delgado (PSB-MG) pediu investigação para descobrir quem era o misterioso homem à paisana que usou gás de pimenta contra parlamentares na confusão de quinta.
Café sem biscoito
Conhecido por distribuir rosquinhas, o ex-deputado Sandro Mabel (PR-GO) circulou pela Câmara na quarta, com novo penteado. Voltou de período de estudos nos EUA.
Sem brecha$
Eduardo Cunha tem falado para os pares que, a despeito do tipo de financiamento de campanha que sair na reforma, o Congresso deve regulamentá-lo bem para não cair.
Uma voltinha
Boa parte do Governo parou em Brasília desde quinta, quando funcionários do segundo e primeiro escalões viajaram para Salvador a fim de participar do Congresso do PT.
Ponto Final
Piada pronta em Brasília: o Congresso se esvazia semana que vem para os políticos prestigiarem as Quadrilhas (das festas juninas, claro).
Com Equipe DF, SP e Nordeste
Leia mais sobre o cenário político: