Enquanto os índios protestam em frente do Surpremo Tribunal Federal contra o processo do Marco Temporal – a ação segue a conta-gotas com pedidos de vistas – as tribos perderam a atenção para o outro lado da Praça dos Três Poderes. Está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que dá poder ao Congresso de palavra final sobre novas demarcações de terras indígenas. Se de um lado, no Judiciário, correm o risco de perder o direito à ocupação sobre algumas terras em que hoje vivem, de outro o Parlamento – com forte base ruralista – pode lhes tirar a voz para novas homologações. É um golpe duplo nas etnias.
Mexe-mexe
Cláudio Panoeiro é o novo Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em lugar da apadrinhada da dona Michelle Bolsonaro, Priscilla Gaspar, promovida.
Tradição e fé
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, visitou Dom Valmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte, para típica conversa mineira regada a café e pautas conservadoras.
Alô, TRE
‘Em São Paulo, você votaria no Abraham Weintraub para governador?’. A pergunta foi feita no Instagram pelo ex-ministro do MEC e pode configurar campanha antecipada.
Aliás..
.. Weintraub saiu chutado do MEC e quer ser candidato a governador. Não é um ex-bolsonarista, mas já avisou a próximos que não quer Bolsonaro em seu palanque.
Choque..
Deu curto-circuito forte a relação do secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, com a nova diretoria da Neoenergia – que comprou a CEB. Técnicos da concessionária que organizavam cabos de fiação de um poste cortaram há dias, por engano, a rede de TI da secretaria. O secretário chamou a PM, que prendeu dois deles.
..e faíscas
O episódio rendeu um boletim de ocorrência também por parte do Jurídico da Neoenergia. Após as faíscas se apagarem, coube ao secretário, mais calmo, propor um almoço com a diretoria da concessionária, uma das maiores pagadoras de ICMS do DF.
Rescaldo
Para o rescaldo das pazes na quinta-feira, no restaurante Caminito do Sudoeste, foram chamados também os principais deputados distritais da base governista. A Secretaria informa que a pauta foram planos para o DF, que o incidente foi superado e que as relações hoje são as melhores possíveis.
Muita reza
O ex-AGU André Mendonça, o ‘terrivelmente evangélico’ indicado por Bolsonaro para o STF, não tem os votos para ser aprovado na sabatina no Senado – que sequer foi agendada. Vai ter que rezar muito, porque a bancada não entrou nessa oração.
Dois na fila
Jair Bolsonaro tem dois planos B, caso Mendonça seja barrado: William Douglas, desembargador do Rio de Janeiro e pastor evangélico; e o PGR Augusto Aras.
Até Moraes
Mendonça não é o único que passa por aperto. O hoje todo-poderoso ministro do STF Alexandre de Moraes foi reprovado em votação no plenário do Senado, anos atrás, para vaga no Conselho Nacional de Justiça.
Jeitinho congressual
À ocasião, Moraes foi salvo pelo senador Romero Jucá, com ajuda da bancada paulista, em especial dos senadores Aloysio Nunes e Romeu Tuma. Jucá alegou que havia 72 senadores presentes, mas só 57 votaram – porque os outros estavam no Cafezinho da Casa. E num jeitinho regimental, o Senado fez nova votação. Moraes passou.
ESPLANADEIRA
Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo acontece entre 14 e 20 de outubro, em Santarém (PA). # Smart Fit vai inaugurar unidade no antigo Betim Shopping, no final de 2021. # 15º CineBH International Film Festival começa dia 28. # Alan Abreu, representante da Reserva na Fashion Industry Charter for Climate Fashion, faz palestra na Veiga de Almeida (Rio) dia 22.