Nos últimos cinco anos, 302 servidores da Receita Federal foram punidos com advertência, suspensão, demissão e cassação de aposentadoria. Em 2019, de acordo com levantamento a pedido da Coluna, 32 servidores do Fisco foram alvos de processos e punições. Destes, 26 foram demitidos ou tiveram aposentadorias cassadas. A corregedoria é rigorosa na apuração de suspeitas de envolvimento de servidores em casos de corrupção. Atuou nas investigações da recente Operação Armadeira – que teve como alvo seis servidores da Receita Federal. Entre eles, o auditor Marco Aurélio da Silva Canal, acusado de extorquir dinheiro de investigados na operação Lava Jato.
Histórico
A Receita é um dos principais aliados do MP Federal e da Polícia Federal no combate à corrupção – em especial, na operação Lava Jato.
A Roma, com o seu
Dez senadores vão ao Vaticano, com dinheiro do contribuinte, para a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce no domingo. Nenhum deles bota o pé numa igreja aqui.
Bom exemplo
Aliás, o novo Procurador Geral da República, Augusto Aras, que iria por conta do cidadão, como antecipamos, deu bom exemplo, e seguirá a Roma por conta própria.
Laranja$
Depois do indiciamento pela PF e da denúncia do MP Federal contra o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro (PSL), o Governo deflagrou articulação para tentar blindá-lo e evitar a convocação no Senado. Álvaro já foi convidado três vezes pela Comissão de Transparência e Fiscalização, mas não compareceu. O requerimento de convocação do chefe do Turismo está na da pauta da reunião do colegiado agendada para terça-feira, 8.
Lembrete
Autor do pedido, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) diz que “em todas as ocasiões ele fugiu da responsabilidade em dar explicações. E não custa lembrar que Bolsonaro prometeu exonerar o ministro no caso de denúncia pela PF”.
Direto na conta 1
Apesar do histórico de corrupção em prefeituras, deputados podem aprovar nos próximos dias a PEC 48/19 que autoriza o repasse direto de recursos de emendas individuais de parlamentares para Estados e municípios. Atualmente, o repasse é realizado por convênios ou contratos intermediados pela Caixa.
Direto na conta 2
A PEC já passou pelo Senado e, na Câmara, é relatada pelo deputado Aécio Neves (PSDB-MG) que irá apresentar seu parecer em novembro. O tucano tem justificado que há demora excessiva para a transferência das emendas individuais dos parlamentares.
Agenda secreta
Chegou à Comissão de Ética da Presidência pedido do PT para investigação de suposta “agenda secreta” do ministro Meio Ambiente, Ricardo Salles, na Europa, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. No documento, deputados dizem que Salles manteve encontros com pessoas, entidades e grupos econômicos que defendem interesses contrários à proteção do meio ambiente no Brasil.
Hang
A oposição pretende convocar o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan e grande apoiador, de público, do presidente Jair Bolsonaro, para prestar depoimento na CPI das Fake News. O PT quer saber se há financiamento dele no pagamento de disparo de mensagens por telefones na campanha.
Startups
O Governo finaliza texto de um projeto de lei que será enviado ao Congresso Nacional para regulamentar as startups (empresas que trazem inovação) no Brasil. A proposta – que passa por últimos ajustes nos ministérios da Economia e da Ciência e Tecnologia – pretende criar marco legal para alavancá-las com novos modelos e captação.
Fica, mocinha
O senador Humberto Costa (PT-PE) mandou um recado à deputada federal Marília Arraes ( PT ), que deseja disputar a prefeitura do Recife. De que poderá apoiá-la se não sair do partido. Conversa. O PT é aliado do PSB no Estado, que está de olho no cargo.
ESPLANADEIRA
# O congresso conservador dos EUA, Conservative Political Action Conference acontece pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, nos dias 11 e 12. # Diretor da Sanperes, Daniel Ganda palestrou no XXV Congresso de Criminalística, em Goiânia.