Na sessão desta quarta-feira (17), os deputados estaduais aproveitaram o tempo na tribuna para falar sobre a reforma administrativa na Casa que vai acabar com vários cargos comissionados na Assembleia. O deputado Rodrigo Chamoun (PSB) criticou a veiculação na Coluna da informação de que alguns deputados teriam achado indigesto o debate durante almoço com o governador interino Elcio Alvares (DEM) na última quarta-feira.
Repercussão I
Em seu discurso, Chamoun lembrou que na Assembleia não cabe mais aquele esquema dominador do passado que manchou a imagem do Espírito Santo. Segundo ele, há uma má vontade com o Poder Legislativo, porque aconteceram episódios em que o uso de comissionados foi feito para fazer coisa errada, gracinha, corrupção. Isso vai para a imprensa e mancha toda a Casa. É preciso separar o joio do trigo, pediu.
Repercussão II
O deputado Da Vitória seguiu a linha do colega de plenário e discordou da nota divulgada pela Coluna de que muitos não são favoráveis à realização do concurso e a manutenção de cargos comissionados. Segundo o pedetista, os veículos de comunicação têm dado uma grande contribuição à sociedade capixaba, mas chamou a atenção para o destaque dado a algumas medidas da Casa.
Explicação
Apesar dos deputados destacarem que são favoráveis à realização de concurso, nos corredores da Casa o que se comenta é que muitos estão, de fato, insatisfeitos. Até porque, como é de conhecimento geral, os cargos comissionados na Casa funcionam como uma espécie de moeda de troca.
Cultura
Mas nem tudo na Assembleia se resume a concurso, cargos comissionados e projetos de Lei. A Casa abre suas portas, na próxima segunda-feira (22), às 20 horas, para a exposição Sobre Vida, da artista plástica Jacqueline Giovannini. Serão 50 peças exposta entre os dias 23 de novembro a 10 de dezembro. No final da exposição, as peças serão leiloadas e a renda revertida para projetos sociais.
Xô, dengue!
O secretário de Saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblin, terá que dar explicações na Câmara sobre risco de epidemia de dengue que pode acontecer na Capital. O vereador Esmael Almeida (PMDB) quer que o secretário aponte as ações que a prefeitura está fazendo para conter o avanço da doença na cidade.
Não sei a quem esses deputados querem enganar. Com o concurso público, terão que dar um freio nesse cabide de emprego que els mesmos promovem na Ales. Menos favores, menos votos, menos apoio e gratidão dos favorecidos pelos enpregos na Casa. Parabéns à Coluna em lembrar …já que a maioria prefere mascarar a realidade. Parabéns!
CONCURSOS???
Os deputados poderiam começar devolvendo o dinheiro do Concurso para a área de comunicação que até hoje não aconteceu e que até hoje não deram nenhuma explicacação. Seria uma boa maneira de começar,pois não adianta nada cortar os cargos, se não forem reverter REALMENTE EM CONCURSOS.
Estou esperando e nunca, sequer, recebi resposta por parte da Ales. Já reclamei até pela coluna e nada…..