O Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu emplacar dois nomes no time de secretários do governador eleito Renato Casagrande (PSB). O presidente da Câmara de Vitória, Alexandre Passos, no Turismo; e o ex-secretário de Cachoeiro, Rodrigo Coelho. Mas o partido, que também já tem o vice-governador, Givaldo Vieira, quer mais espaço e pretende indicar mais um nome para o segundo escalão do próximo governo. O prefeito João Coser (PT) diz que ainda não há nomes cogitados para a vaga. O partido, que agora está fortalecido, quer mais fatias do bolo, mas parece que os outros aliados não estão querendo dividi-lo…!
PT em festa
A cúpula petista apareceu em peso na coletiva de imprensa convocada pela futura ministra da Mulher, Iriny Lopes (PT), nesta quinta-feira. Estiveram por lá os prefeitos Leonardo Deptulski (Colatina), Carlos Casteglione (Cachoeiro), Helder Salomão (Cariacica), João Coser (Vitória), Cleone Nascimento (Castelo), além dos deputados Claudio Vereza, Genivaldo Lievore, Lucia Dornelas e Givaldo Vieira; a senadora Ana Rita e o presidente da Câmara de Vitória, Alexandre Passos.
Equívoco
Ao anunciar a presença de Passos, a deputada Iriny cometeu uma gafe e o chamou de ex-presidente da Câmara de Vitória. Só que sua gestão ainda não terminou e logo, bem humorada, ela emendou: ele ainda é presidente e não quero cassar o cargo de ninguém.
Multiplicação
Antes de saber do anúncio de que o petista Rodrigo Coelho iria assumir a secretaria de Direitos Humanos, uma velha raposa política comentou que, caso ele entrasse na Assembleia pela vaga de suplente, teriam muitos coelhos na Casa. Além dele, tem Marcelo Coelho (PDT), que retorna após ter tido o mandato cassado por infidelidade, e o deputado eleito Glauber Coelho (PR). Colega da imprensa disse que ia ter coelho saindo pelo ladrão. Logo ele rebateu: ladrão não, é melhor evitar essa palavra no Legislativo.
No comando
O vermelho tem sido, sem dúvida, a cor do poder e está em alta principalmente entre as mulheres. A cor predominou durante a coletiva com a imprensa e estava no vestido de Iriny, em vários sapatos femininos e na gravata do prefeito Carlos Casteglione, que, apesar do calor de Cachoeiro, estava elegantemente vestido em um terno clássico.
Diária
Depois que vazou a notícia de que o deputado Pedro Novais (PMDB), indicado para o Ministério do Turismo da presidente Dilma, pagou diária de um motel com dinheiro da Câmara, seu partido já cogita a possibilidade de substituí-lo na indicação. Caso isso realmente aconteça, um dos nomes cotados para o cargo seria o da deputada federal Rose de Freitas (PMDB). E o Espírito Santo, que há anos não tinha representantes no Governo Federal, pode passar a ter duas ministras. As mulheres estão demais!
Então é Natal
A coluna agradece e retribui os votos de Feliz Natal e boas festas enviados pelo deputado estadual Dary Pagung (PRP); pelo vereador de Vitória Serjão (PSB), pelo pessoal gente boa que cuida do cerimonial da Assembleia Legislativa a pelas turmas super animadas do Instituto Jones dos Santos Neves e da Câmara de Vitória.