Malta diz que estão construindo império homossexual no país

Uma reunião da comissão de direitos humanos do Senado terminou em bate-boca entre o deputado Jair Bolsonaro (PP) e a senadora Marinor Brito (PSOL) por causa da decisão do STF de reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo. O senador Magno Malta (PR) até tentou apaziguar os ânimos, mas acabou jogando mais lenha na polêmica. Em discurso, disse que “querem criar um império homossexual, uma casta diferenciada no Brasil” e que vai defender “os bons costumes, a moral, a ética e a segurança que garantam a estrutura familiar”. O discurso, no entanto, acabou não sendo exibido pela TV Senado.

Dilma em Vitória
A primeira visita de Dilma Roussef (PT) ao Espírito Santo como presidente da República deve acontecer no próximo mês, entre os dias 15 e 17 quando acontece o Fórum Nacional da Reforma Eleitoral. Dilma ainda não confirmou se vem, mas o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, já disseram que vão aparecer no evento.

Repercussão I
A nota publicada na Coluna sobre a saída do PT da administração de Vila Velha está dando o que falar. O partido marcou para o Dia da Libertação dos Escravos sua retirada oficial da prefeitura. Mas o presidente da Câmara, Ivan Carlini (PR), tentou amenizar dizendo que o PT é aliado do Governo e que os petistas sempre tiveram tratamento “casagrande” e não de “senzala” no reino canela-verde.

Repercussão II
Segundo Carlini, a insatisfação petista com o prefeito Neucimar Fraga (PR) representa a minoria do partido e que os que insistem na rebelião só fazem isso porque tem pretensões eleitorais em 2012. O dia marcado para a retirada será nesta sexta-feira 13. Superstições à parte, o secretário de Desenvolvimento Urbano Henrique Casamata (PT) é um dos que insistem em ficar na prefeitura, mesmo sem ter o aval do partido.

Cultura
O deputado Hércules Silveira (PMDB) quer mais espaço para autores capixabas nas livrarias do Estado. Pelo projeto de cotas, o peemedebista quer que 5% dos títulos vendidos no estabelecimento sejam reservados para literatura do Espírito Santo. A ideia é valorizar e fortalecer a cultura local.

Festa suspensa
Não vai ser dessa vez que o juiz federal Marcelo Pereira vai tomar posse no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo). Apesar do aval da presidente Dilma Roussef (PT), o presidente do TSE, o ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu a posse a pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMG). Há indícios de irregularidade na indicação e enquanto a Justiça não define o que fazer a festa está suspensa.