É igual convocação de seleção, mas em vez de um só técnico, são vários. Estamos falando da executiva do PMDB, que acontece nesta quarta em Brasília e reúne os caciques do partido de todo o país. O objetivo principal é escalar o time para as eleições do ano que vem. É só um primeiro passo, o pontapé inicial. Mas quando se trata do maior partido do país, significa muito. E pra nós aqui no Estado, o camisa 10 que pode mudar os rumos de um jogo é o ex-governador Paulo Hartung. Nesta quarta sai a definição dele como pré-candidato à prefeitura de Vitória. Para o presidente do partido, o deputado Lelo Coimbra, o mais difícil era ter o consentimento de Hartung. Portanto, o ex-governador já aceitou a ideia e surge como principal nome da disputa.
Oposição
Quanto à aliança com o PT, que já anunciou a vontade de tornar a ministra Iriny Lopes prefeita, Coimbra não quis antecipar nenhuma batalha. “Muita coisa ainda vai acontecer e não tem rompimento anunciado. É muito cedo para definir”. E o foco agora é a movimentação até o início de outubro, prazo para definição no troca-troca de partidos.
Meta
O PMDB tem como meta, pelo menos, manter as 23 prefeituras o Estado e as 15 vice-prefeituras.
Vila Velha
O PMDB não está tão aberto assim ao prefeito Neucimar Fraga, que deve deixar o PR. O destino deverá ser mesmo o novo PSD. Afinal, o peemedebista Hércules da Silveira, deputado e virtual candidato à prefeitura de Vila Velha é opositor ferrenho de Neucimar. Quanto à briga do atual prefeito com o colega de partido Magno Malta o comentário geral é: “o senador tem problemas muito maiores para se preocupar no momento”. É uma estrada com caminhos sinuosos, trechos cheios de buracos e sem sinalização pela frente. Parece que o carro do Ministério dos Transportes vai sair da pista, pelo meio do caminho.
Correria no MP
Duas promotoras e pelo menos quatro funcionárias do Ministério Público Estadual estão a todo vapor. Participam das Dez Milhas, a corrida de rua mais tradicional do Estado. Vão se disfarçar no meio da multidão, para evitar o uso de seguranças. Como se sabe, o MP investiga bem de pertinho algumas denúncias contra homens da lei abastados da Grande Vitória.
Sem viagem
O prefeito de Cariacica, Hélder salomão, não deve mais fazer viagens longas. Se o prefeito sair por mais de 15 dias em viagens internacionais ou fora do Estado ele abre espaço para o vice cumprir seu dever legal: substituir na ausência do titular. Ou seja, Juninho está no banco até o fim do jogo. Não significa que ele não pode se aquecer na beira do campo. E já teve um aquecimento com aliados, em encontro na Desportiva.
Empenho
Foco total da bancada capixaba: a discussão dos Royalties de petróleo. A mudança das regras que já valem para a exploração normal, que já está em andamento, está fora de questão. O foco agora é o pré-sal e a voracidade de estados vizinhos pela riqueza dos três principais produtores ES, Rio e São Paulo. A linha de ação da bancada capixaba, capitaneada pelos senadores, deve ser definida até o fim desta semana. Tudo depende da posição do Executivo.