Respingos da crise no Ministério dos Transportes já começam a chegar ao Estado

Os respingos da crise no Ministério dos Transportes já começaram a chegar ao Espírito Santo, mas por enquanto, a prática não será afetada. As obras, principalmente a do Contorno, continuam normalmente já que os valores já foram todos empenhados desde a licitação. Mas há risco de paralisação geral, se a crise continuar por mais uma semana, por exemplo. Uma reunião colegiada deve definir os rumos da pasta com essa avalanche de denúncias, envolvendo até o senador Magno Malta. O superintendente do DNIT aqui no Estado, Halpher Luigi, está tranquilo e agora trabalha como bombeiro e descascador de pepinos.

Carreira
Luigi é funcionário de carreira e técnico, apesar de ter sido indicado para o cargo. Até agora, trabalha sem nenhum tipo de interferência política e está disposto a continuar trabalhando. “Não vejo meu cargo ameaçado e sou um servidor federal. Onde for alocado, vou trabalhar e dar o melhor”.

Que presente…
O novo superintendete do DNIT não deita a cabeça no travesseiro sem pensar: “onde fui me meter!”. Parece que Élio Bahia saiu na hora certa.

Distrito da discórdia
Apesar das ameaças, não há risco do vereador Wanderson Lires, do PT de Vila Velha, ser expulso da legenda. O pedido das alas mais radicais do partido foi por causa da votação a favor da mudança do PDM do município, que prevê a criação do distrito industrial de Xuri. Já tem montadora chinesa e aeroporto de cargas previstos para a região.

Recusa
Aliás, sobre esse distrito industrial, quem já está no Xuri lamenta a aprovação. Empresários do agroturismo dizem o seguinte: vai ser bom para quem quiser vender as áreas que já existem e vai ser ruim para quem quiser ficar no local. O movimento esperado de indústria não tem nada a ver com as atividades que hoje são desenvolvidas por lá.

Ação
A Transparência Capixaba protocolou, na última sexta, uma ação contra o prefeito afastado de  Fundão, Marcos Fernando Moraes.

Arco Íris
Uma equipe da Secretaria Estadual de Turismo foi ao Sexto Salão do Turismo de São Paulo, evento promovido pelo Ministério do Turismo. Além dos técnicos da pasta, uma comitiva comercial também foi. Na bagagem, pelo menos um bom negócio já fechado. Um grupo GLBT com 20 integrantes vai aportar na Região de Domingos Martins em Setembro. Vem fazer turismo de aventura. Diversidade e um colorido diferente nas montanhas.

Saudade
Tem gente achando que o salão já foi melhor, em anos anteriores. A participação do nosso Estado tinha produtos articulados e no momento algns participantes sentem apenas o apelo burocrático na participação estadual.

Em tempo
Mesmo assim, muitos negócios foram fechados e o Socol das montanhas foi a grande sensação capixaba.