Lacerda sente que pode ser nome do PT para ser prefeito

O economista Guilherme Lacerda (PT), segundo cogita-se nos bastidores, deve ser mesmo o nome do PT para disputar a prefeitura de Vila Velha, em 2012. O ex-presidente da Funcef, que teve mais de 48 mil votos nas últimas eleições, diz que o município precisa correr atrás do prejuízo e recuperar o tempo perdido. A indicação de Lacerda, no entanto, ainda precisa ser avaliada pelo partido, que também tem como um dos cotados o vereador João Batista, o Babá. A única certeza, por enquanto, é que o PT terá candidatura própria.

Retorno I
Depois de uma licença não remunerada de 30 dias, a deputada estadual Solange Lube (PMDB) deve retornar à Assembleia na próxima semana, quando os parlamentares retomam as atividades após o feriado. A peemedebista deve voltar mais tranquila, já que escapou de perder o mandato por supostas irregularidades em sua prestação de contas durante campanha eleitoral.

Retorno II
A deputada, que já foi prefeita de Viana, é uma das fortes cotadas para retornar ao Executivo nas eleições de 2012. Primeiro terá que convencer a atual prefeita, Ângela Sias (PMDB), a desistir a concorrer à reeleição. As duas, que já tiveram um atrito, parecem que já fizeram as pazes.

Missão oficial
O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, integra a comitiva de empresários que está em Verona, na Itália, para conhecer a tecnologia utilizada na agricultura local. Durante a visita, Enio ficou surpreso ao encontrar no Veronamercato, uma espécie de Ceasa capixaba, frutas produzidas no Brasil. O presidente do estabelecimento, Gian Paolo Sardos Albertini fez questão de mostrar tudo ao secretário.  A viagem é organizada pela ONG Espírito Santo em Ação.

Poderes
A Câmara de Vila Velha, aquela mesmo que banca a moqueca dos vereadores no final de semana, aprovou, por unanimidade, emenda à Lei Orgânica do município que garante também aos parlamentares o direito de legislar sobre matérias tributárias. Antes de o projeto ser aprovado, somente o prefeito é que tinha poderes para criar esse tipo de propostas.

Royalties
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, indicou, a primeira vice-presidente do Legislativo, deputada Rose de Freitas (PMDB), para integrar a Comissão Especial que tratará da distribuição dos royalties provenientes da extração do petróleo do pré-sal. Marco Maia já comunicou sua decisão ao presidente do Senado, José Sarney.