Casagrande viaja no final de janeiro para férias nos Estados Unidos

Depois de ter enfrentado um ano difícil com as ameaças às receitas do Estado com a possibilidade de extinção do Fundap e a redução no repasse dos royalties de petróleo, o governador Renato Casagrande (PSB) vai tirar uma semana de férias na última semana do mês de janeiro. Ele vai participar de um casamento nos Estados Unidos e aproveita para descansar nesse período. No seu lugar, quem assume o comando do Palácio Anchieta é o vice-governador Givaldo Vieira (PT).

Resumão
O governador Renato Casagrande reservou a tarde desta quarta-feira (28) para conversar com a imprensa capixaba. Na pauta do encontro com os colegas, o socialista aproveitou para fazer um balanço do primeiro ano de mandato. Na sua avaliação, o ano termina com saldo positivo. Mas apesar disso, garante que não pode descuidar dos desafios que o Governo terá em 2012.

Orçamento 2012
O deputado federal Carlos Mannato (PDT), apontado como pré-candidato a prefeitura de Vitória, destinou R$ 4,5 milhões das emendas do orçamento não só para a Capital. Ao contrário dos demais parlamentares da bancada, o pedetista preferiu pulverizar os recursos em projetos menores e contemplar mais municípios do Estado.

Saldo positivo
O deputado federal César Colnago (PSDB), outro possível candidato à prefeitura de Vitória, encerra o primeiro ano de mandato na Câmara rindo à toa. É que o tucano apareceu no ranking da revista Veja como um dos 10 deputados mais bem avaliados. Entre os itens avaliados estão o empenho do parlamentar no combate à corrupção, qualidade e transparência na função pública.

Saldo negativo
Os capixabas não estão mesmo satisfeito com o desempenho dos vereadores capixabas. Segundo pesquisa FlexConsult, as Câmaras Municipais são reprovadas por mais de 45% da população. Mas ainda dá tempo de mudar isso, já que ano que vem é hora de renovar os prefeitos e vereadores.

Repúdio
Diante da insatisfação da população e com a atitude dos vereadores de aumentar os próprios salários, a ONG Transparência Capixaba quer que o Ministério Público instaure ações para tentar coibir a prática da farra com dinheiro do contribuinte para que sejam revogados os aumentos abusivos concedidos, em alguns casos, na calada da noite. “Câmaras como essas, representam o desprezo mais amplo ao postulado fundamental da administração pública”, diz o comunicado.