A geopolítica da aliança política entre PT e PMDB ameaçada

Apesar de o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) ainda não ter definido sua candidatura, as articulações políticas em torno da sua entrada na disputa continuam aceleradas. Os petistas insistem em lançar a ministra Iriny Lopes para a corrida eleitoral, independente da posição do peemedebista. Só que essa decisão pode repercutir negativamente em outros municípios como Cariacica, por exemplo, onde a aliança entre os deputados Marcelo Santos (PMDB) e Lúcia Dornelas (PT) é dada como certa. Dentro do próprio PT há uma corrente que não acredita que essas alianças serão mantidas caso Iriny seja mesmo lançada pelo partido.

Cadê os capixabas?
Mais uma vez os representantes capixabas do PMDB ficaram de fora da propaganda nacional do partido, exibida nesta quinta-feira (19) em horário gratuito na televisão. Com a palavra, as lideranças políticas da sigla no Estado…

Após recesso
Depois que acabar o período de férias, o pessoal do PSD de Vitória vai se reunir para discutir a eleição na Capital. O nome do partido é o do vereador Max da Mata, mas ele diz que só entra na disputa se o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) abrir mão da candidatura. Com os sinais de que o peemedebista não deve concorrer, cresce a cobrança para que Max coloque sua campanha na rua.

Resistência
A orientação nacional do PSD é para que não se faça alianças, pelo menos nas capitais, com o PPS. Com isso, mesmo que Hartung saia da disputa e o deputado Luciano Rezende (PPS) seja o candidato do ex-governador, não haverá chance de o PSD caminhar junto com o parlamentar.

Blocão
PTB, PT e PRB já fizeram uma aliança para disputar as eleições no município de Vila Velha. Cada partido, no entanto, tem seu pré-candidato e os três já negociaram que o nome que estiver melhor nas intenções de voto será o cabeça da chapa. Parece que o ex-deputado estadual Rafael Favatto (PRB) está na vantagem.

No comando
A primeira agenda do governador em exercício do Estado, Givaldo Vieira (PT), foi no interior do Espírito Santo. O petista esteve no município de Marechal Floriano para visitar as vítimas das chuvas. Após a visita, foi decretada a situação de emergência em mais sete cidades afetadas pelas enchentes.

Recuperado
Após sofrer um AVC em 2009, o ex-governador Albuíno Azeredo já está completamente recuperado e reassumiu as funções como engenheiro na Secretaria de Transporte do Rio de Janeiro. A partir de agora começa a trabalhar mais intensamente no seu projeto do trem para ligar o Rio ao estado de São Paulo.