Os polêmicos reajustes de salários de vereadores, como os de Guarapari, que elevaram os próprios vencimentos em mais de 100%, estão na mira do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Espírito Santo. O procurador-geral Fernando Zardini e o Presidente do TC-ES, Sebastião Carlos Ranna, assinaram protocolo para atacar mais efetivamente questões ligadas à corrupção e aos crimes de improbidade administrativa. A primeira ação será passar um pente fino no reajuste das Câmaras para avaliar se o processo está dentro da legalidade.
Agilidade
A partir desta sexta-feira (27), 17 juízes aposentados vão voltar ao batente para participar de um mutirão promovido pelo Tribunal em Vila Velha. Cada magistrado vai receber 10 processos que estão parados devido à falta de juiz titular nas comarcas. A escassez desses profissionais só deve ser solucionada a partir de outubro quando haverá concurso público no Estado para suprir a demanda.
Todos de olho
O PSDB nem confirmou quem será o candidato do partido para disputar a prefeitura de Vitória, mas já tem muita gente de olho na vaga de vice na possível chapa do ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Entre os que querem o cargo estão o presidente do PRB, Jadilson Damasceno, o pastor Devanir Ferreira (PRB) e o presidente municipal do PSDB, Luiz Emanuel.
Eleição 2012 I
Enquanto o PT de Cariacica segue indefinido sobre quem será o candidato do partido para disputar a prefeitura, o vice-prefeito, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), retomou as conversas sobre as articulações políticas. Na próxima semana ele tem encontro com duas lideranças do município. Entre uma conversa e outra aproveita para curtir um samba, afinal ninguém é de ferro!
Eleições 2012 II
Está marcado para os próximos dias um encontro do deputado Henrique Vargas (PRP) com lideranças de São Gabriel da Palha para discutir a eleição. Os partidos aliados já estudam alguns nomes para a indicação de vice na chapa do deputado. O que se comenta é que os partidos aliados não abrem mão de ter voz ativa na decisão.
Explicação
O vereador Fabrício Gandini (PPS) protocolou no Ministério Público de Contas um pedido de investigação na construção dos quiosques da Praia de Camburi, orçada em R$ 800 mil. Gandini quer a suspensão imediata das obras até que sejam avaliados os valores investidos nos empreendimentos.