Aumento de salário de vereador na mira do Tribunal de Contas

Os polêmicos reajustes de salários de vereadores, como os de Guarapari, que elevaram os próprios vencimentos em mais de 100%, estão na mira do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Espírito Santo. O procurador-geral Fernando Zardini e o Presidente do TC-ES, Sebastião Carlos Ranna, assinaram protocolo para atacar mais efetivamente questões ligadas à corrupção e aos crimes de improbidade administrativa. A primeira ação será passar um pente fino no reajuste das Câmaras para avaliar se o processo está dentro da legalidade.

Agilidade
A partir desta sexta-feira (27), 17 juízes aposentados vão voltar ao batente para participar de um mutirão promovido pelo Tribunal em Vila Velha. Cada magistrado vai receber 10 processos que estão parados devido à falta de juiz titular nas comarcas. A escassez desses profissionais só deve ser solucionada a partir de outubro quando haverá concurso público no Estado para suprir a demanda.

Todos de olho
O PSDB nem confirmou quem será o candidato do partido para disputar a prefeitura de Vitória, mas já tem muita gente de olho na vaga de vice na possível chapa do ex-deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Entre os que querem o cargo estão o presidente do PRB, Jadilson Damasceno, o pastor Devanir Ferreira (PRB) e o presidente municipal do PSDB, Luiz Emanuel. 

Eleição 2012 I
Enquanto o PT de Cariacica segue indefinido sobre quem será o candidato do partido para disputar a prefeitura, o vice-prefeito, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), retomou as conversas sobre as articulações políticas. Na próxima semana ele tem encontro com duas lideranças do município. Entre uma conversa e outra aproveita para curtir um samba, afinal ninguém é de ferro!

Eleições 2012 II
Está marcado para os próximos dias um encontro do deputado Henrique Vargas (PRP) com lideranças de São Gabriel da Palha para discutir a eleição. Os partidos aliados já estudam alguns nomes para a indicação de vice na chapa do deputado. O que se comenta é que os partidos aliados não abrem mão de ter voz ativa na decisão.  

Explicação
O vereador Fabrício Gandini (PPS) protocolou no Ministério Público de Contas um pedido de investigação na construção dos quiosques da Praia de Camburi, orçada em R$ 800 mil. Gandini quer a suspensão imediata das obras até que sejam avaliados os valores investidos nos empreendimentos.