Ranna passa por primeira provação no Tribunal de Contas

O novo presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Sebastião Carlos Ranna, vai ter sua primeira provação durante esta semana. Na próxima terça-feira (10), ele deve decidir o futuro do conselheiro Umberto Messias. Na semana passada, o Ministério Público de Contas pediu o afastamento imediato de Messias sob a acusação de ele ter recebido irregularmente R$ 50 mil. O dinheiro teria sido desviado dos cofres públicos.  Se optar pelo encaminhamento da representação, o órgão pode abrir processo administrativo que pode terminar, vejam só, com uma simples advertência ou aposentadoria compulsória!

Reforço
O governador Renato Casagrande (PSB), que tem dito que não irá se envolver tão diretamente no processo eleitoral para não comprometer a base aliada, deve subir apenas em alguns palanques nas eleições de 2012. No meio político comenta-se que ele vai pedir votos apenas para alguns candidatos, principalmente àqueles que dispuitam em cidades onde o PSB corre o risco de não eleger prefeitos.

Despesas I
No último ano de administração, o prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke (PMDB), baixou decreto criando subsecretarias no município. Recentemente foram inauguradas três delas em localidades da cidade. Entre os próprios pomeranos o comentário é de que a iniciativa tem pouca serventia e pode ser um palanque eleitoral paras as próximas eleições.

Despesas II
Além disso, as subsedes administrativas estão gerando custos para a administração, já que é necessário arcar com despesas de aluguel, compra de material de escritório, pagamento de pessoal, isso em plena crise financeira. Dizem que na cidade o que não está faltando são candidatos a subprefeitos.

De volta
Na próxima terça-feira (10), o ex-governador do Estado Paulo Hartung (PMDB) desembarcar em solo capixaba após temporada no exterior. Hartung foi para a Europa passar as festas de fim de ano com a família. A expectativa é que a partir de agora comece a discutir o processo eleitoral mais ativamente.

2 Respostas para “Ranna passa por primeira provação no Tribunal de Contas

  1. é muito triste ver essas criações de novos cargos comissionados em municípios,
    que são reféns dos VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS,
    e nós funiconários efetivos temos que viver com um salário minimo, tendo
    anos de trabalho, e ter que ver um monte de contratação e cargos comissionados sem necessidade, às vezes sem menor preparo, semi-analfabeto para exercer a função, e os prefeitos alegando que não tem como melhorar, recentemente como promessa em várias campanhas, o município de VIANA, começou a discurtir o plano de cargo e salário, durante dois anos, e em apenas 20 dias foi feito o plano tirando as vantagens dos servidores, porque não mandar o monte de cargo comissionado embora?
    em outro município foi feito o plano de cargos e salários, mas o salário base está abaixo do minimo como o município não temo como acompanhar, paga complementação, que especie de país é esse, cadê o MP.
    é uma piada, os funcionarios municipais com medo sempre se calam, e eu não sou a favor da grave.

  2. O povo esta acompanhando este episodio; à hora é agora de mostrar porque veio, ou nada vai mudar. Este tipo de processo só envergonha a classe trabalhadora e revolta ainda mais a população. Até quando esta vergonha vai permanecer?

    “O novo presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Sebastião Carlos Ranna, vai ter sua primeira provação durante esta semana. Na próxima terça-feira (10), ele deve decidir o futuro do conselheiro Umberto Messias. Na semana passada, o Ministério Público de Contas pediu o afastamento imediato de Messias sob a acusação de ele ter recebido irregularmente R$ 50 mil. O dinheiro teria sido desviado dos cofres públicos. Se optar pelo encaminhamento da representação, o órgão pode abrir processo administrativo que pode terminar, vejam só, com uma simples advertência ou aposentadoria compulsória!”

Comentários estão fechados.