Estado ganha visibilidade nacional com o fim do Fundap

Apesar de perder cerca de R$ 1 bilhão por ano com o fim do Fundap, ainda é possível ver o lado positivo desse desfecho trágico para as receitas do Espírito Santo. Com essa luta no Senado para manter o incentivo, o Estado ganhou visibilidade nacional. De acordo com o governador Renato Casagrande, a extinção do fundo jogou luz sobre o problema dos capixabas principalmente com infraestrutura e a falta de investimentos do Governo Federal por aqui. Se a presidente da República, Dilma Roussef (PT) está preocupada com isso, aí já é outro assunto….

A luta continua
Durante reunião no Palácio Anchieta para apresentar as diretrizes que o Governo Estadual vai ter para amenizar os prejuízos do Fundap, o sentimento entre as lideranças políticas, empresarias e sindicais era de que “perdemos a batalha, mas a guerra continua”.

Provérbios
No encontro, os parlamentares abusaram dos ditados populares. O senador Ricardo Ferraço (PMDB), por exemplo, disse que “catitu fora da manada vira comida de onça”. Já a deputada federal Iriny Lopes (PT) disse que agora o momento é de “afinar os bigodes” com o Estado do Rio de Janeiro para evitar as perdas dos royalties.

Cadê o som?
Na hora em que a deputada estadual Luzia Toledo (PMDB) pegou o microfone para se pronunciar o equipamento de som do Palácio apresentou um problema técnico. Houve toda uma mobilização para resolver o problema. Nem mesmo o secretário de Comunicação Ronaldo Carneiro conseguiu dá jeito na interferência. O jeito foi desligar o som. Teve gente que brincou e achou que foi preconceito com a deputada, única mulher a se pronunciar na mesa.

Alianças
Parece que o pessoal do PTN, que iria lançar Hudson Leal como candidato a prefeito em Vila Velha, já desistiu do projeto. Nos bastidores canela-verde corre a informação de que eles fecharam aliança com o deputado estadual Rodney Miranda (DEM), apontado para concorrer ao Executivo do município.

Eleições 2012
O Prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto, disse que vai trabalhar para ter mais um mandato à Prefeitura. Ele afirma que tem interesse em terminar alguns projetos iniciados, mas avisa que não vai entrar na campanha a qualquer preço. Só vai disputar se tiver apoio dos partidos que estejam dentro da sua filosofia de gestão!