Não adiantou brigar. Comissão dá aval para liquidar Fundap

O Espírito Santo sofreu mais uma derrota no Senado com a aprovação do projeto que acaba com o Fundap na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. Durante a votação, os ânimos se exaltaram e o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), por pouco não foi expulso do local após gritar que o Espírito Santo perderia 50 mil postos de trabalho. O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), foi quem esfriou os ânimos, pediu calma ao prefeito e conseguiu deixá-lo na reunião. Climão…!

Na internet
Em seu perfil no Twitter, Neucimar disse que diante da intransigência do Governo Federal não podia se calar. “Me solicitaram, mas não vou deixar a reunião do CAE. Não me calo”. O republicano teve apoio do deputado Da Vitória (PDT) que mostrou solidariedade ao ato do prefeito.

Rompimento
Diante do “rolo compressor” que está sendo passado em cima do Espírito Santo e pilotado pelo Governo Federal, a bancada capixaba já fala em rompimento da relação com o Governo Federal. O senador Magno Malta (PR), que até então tinha bom relacionamento com a presidente Dilma Roussef, declarou que vai deixar a base aliada.

Tentativa
Os prefeitos de Cariacica, Helder Salomão, e de Vitória, João Coser, ambos do PT, se reuniram pela manhã com o secretário do Tesouro Nacional, Arnon Augustin, para apelar para uma regra de transição e compensação caso o Fundap seja extinto.

Boa forma
O nutrólogo capixaba Samir Tuma virou o queridinho dos parlamentares que querem ficar em forma. A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) já espalhou que perdeu 15 quilos após consulta com o especialista. A indicação foi feita pela deputada e vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMSB). Os deputados Lelo Coimbra (PMDB), Luzia Toledo (PMDB) e José Carlos Elias, além do prefeito João Coser (PT) também são pacientes de Samir.

Acelerado
O presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), anda esbanjando bom humor. Durante sessão desta terça-feira, ele pediu ao deputado Hércules Silveira (PMDB) que agilizasse seu voto e disparou: “Vossa Excelência está de cabelo branco, mas não está velho. Ande mais depressa”. Ninguém conseguiu segurar o riso…