O município de Presidente Kennedy, no Sul do Estado, é uma cidade cheia de contradições. Mesmo com toda sua riqueza de petróleo, é uma das cidades mais pobres apesar de ser um das que mais arrecadam com os royalties do petróleo. Esta quinta-feira vai entrar para a história do município. Foi o dia em que foi desmontado um esquema de corrupção que desviou mais de R$ 56 milhões dos cofres públicos. O líder da quadrilha, pasmem, segundo o Ministério Público, é o prefeito Reginaldo Quinta. Vereadores, secretários e policiais também são apontados como integrantes do bando criminoso.
Indignação
Após a operação Lee Oswald a cidade ficou entregue a própria sorte. Enquanto a população ficou chocada com as prisões, o município ficou sem comando. Sem prefeito, sem o presidente da Câmara, que também foi preso, só resta aos moradores pedir proteção divina e aprender a escolher melhor seus representantes.
Desperdício?
Quem participou da sessão solene em homenagem a Afecc na Assembleia reparou o imenso painel de LED insalado no plenário. O equipamento teria sido alugado pela Secretaria de Saúde para a prestação de contas do secretário de saúde, Tadeu Marino. O detalhe é que a Casa já tem um telão que é utilizado para essas ocasiões. Olheiro da Coluna questionou a necessidade deste investimento sendo que a saúde passa por dificuldades e o Estado com risco de perder receitas do Fundap.
Sem manifestação
Apesar de muitos parlamentares defenderem um protesto mais radical, com a população indo às ruas e até o fechamento de estradas para defender os recursos do Fundap, Casagrande está mais cauteloso. Ele acha que todas as manifestações devem ser articuladas no Senado, onde pode ser dado o golpe final contra os capixabas.
Em campanha
O ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) já está percorrendo os bairros do município para fortalecer sua pré-candidatura para retornar ao Executivo canela-verde. Quem o viu diz que ele já até faz promessas caso seja eleito.
Mudanças
Parece que a intenção da deputada Solange Lube (PMDB) é mesmo disputar a prefeitura de Viana. A parlamentar deixou a liderança do partido na Casa e passou o comando para o colega Marcelo Santos (PMDB). Com isso, a atual prefeita eleita com seu apoio, Ângela Sias, pode dar adeus à esperança de disputar a reeleição.