Uma das decisões mais aguardadas pelo meio político foi anunciada nesta segunda-feira. O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) contrariou os que esperam vê-lo como candidato e avisou que não vai disputar a prefeitura de Vitória. Diante disso, o cenário começa a se desenhar, já que muitos estavam esperando apenas a decisão de Hartung para começar a se movimentar. As candidaturas que até então estavam pré-colocadas começam a se definir, mas a aposta é que sejam concentradas no deputado Luciano Rezende (PPS), no tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas e na petista Iriny Lopes (PT).
No muro
Após o desfecho anunciado por Hartung, a pergunta que vai povoar o cenário político capixaba nos próximos meses é quem o ex-governador irá apoiar na briga pela sucessão do prefeito João Coser (PT). Mas como já é de costume, a expectativa é de que o peemedebista fique em cima do muro e acompanhe a disputa de camarote.
E agora, Max?
O vereador de Vitória Max da Mata (PSD), que condicionou sua candidatura a de Hartung, agora terá que se posicionar no jogo eleitoral. Pego de surpresa, informa que vai agendar um encontro com o presidente nacional da sigla, o prefeito Gilberto Kassab, para saber os rumos que vai tomar daqui para frente. Não está descartado uma aliança com Luiz Paulo, com quem fez dobradinha nas últimas eleições para o Governo do Estado.
Agenda cancelada
O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, até tentou, mas não conseguiu ter encontro com Hartung. O ex-governador deixou a carta pronta comunicando que não seria candidato e viajou. A informação oficial é de que tinha compromissos profissionais no Rio de Janeiro.
Agora vai?
Quem deve estar comemorando a desistência de Hartung é a deputada federal Iriny Lopes (PT), que estava com a candidatura ameaçada devido a uma possível aliança do PT com o PMDB em Vitória. Com o ex-governador fora do páreo, Iriny está respirando mais aliviada e ganha força para dar seguimento ao seu projeto de manter o partido no comando do Executivo da Capital.
Nota oficial
O PT de Vila Velha se pronunciou por meio de nota oficial e afirmou que a saída de Hartung da corrida eleitoral representou uma vitória da democracia. A leitura que fazemos é de que esta atitude vem fortalecer o debate programático e o pluralismo partidário, indispensáveis à democracia moderna.