O clima não está nada agradável entre o PTB e o PR do prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga. Os petebistas estão insatisfeitos com uma suposta quebra de acordo entre as legendas. Segundo o presidente municipal do PTB, o vereador Heliossandro Mattos, seu partido aceitou ficar com Neucimar em troca do apoio do PR ao deputado estadual José Carlos Elias (PTB), que vai disputar a prefeitura de Linhares. Só que o acordo de cavalheiros foi feito no início do ano e até agora nada foi decidido.
Indefinição
Os petebistas deram um prazo para Neucimar se posicionar até a próxima sexta-feira (18). Caso contrário, já vão abrir o diálogo com seus adversários. Os que têm mais simpatia do PTB são os deputados Rodney Miranda (DEM) e Hércules Silveira (PMBD), ambos cotados para enfrentar o republicano nas urnas nas próximas eleições.
O pivô
O causador do conflito entre o PTB e o PR seria o vereador de Linhares Urbano Dávila (PR). Ele é uma das lideranças republicanas na cidade, ele não estaria aprovando a aliança entre os dois partidos e muito menos cogitando a hipótese de apoio a candidatura de Elias. O clima está fervendo e alguns petebistas já falam até em traição.
Ânimos exaltados
Enquanto as temperaturas na Grande Vitória seguem amenas, o mesmo não se pode dizer do clima dentro do plenário da Assembleia. Nesta quarta-feira, por exemplo, os ânimos entre os deputados se exaltaram. A sessão chegou a ficar interrompida por alguns momentos, mas foi restabelecida quase no final do expediente.
Façam o que eu digo!
O clima esquentou quando o deputado Freitas (PDB) criticou a ausência dos colegas. Segundo o socialista, parlamentares que moram na Grande Vitória se atrasam enquanto os do interior já estavam só aguardando o início da sessão. O republicano José Esmeraldo não gostou e chegou a chamar Freitas de desequilibrado.
Não façam o que eu faço!
O estranho é que após sua crítica, Freitas não foi mais visto no plenário. Foi a deixa para os colegas condenarem sua atitude. Esmeraldo pediu ao cinegrafista da Casa para registrar a ausência do socialista e afirmou que a partir de agora vai controlar o horário de entrada e saída do parlamentar das sessões.