Eleitores serão mais exigentes nas urnas?

O resultado da pesquisa do Instituto Flexconsul divulgada em parceria com a Rede Vitória mostra que houve crescimento da avaliação do eleitor em relação à Assembleia Legislativa e as prefeituras do Espírito Santo. Pequeno, vale ressaltar. Diante disso, o que se espera são eleitores mais exigentes nas urnas. O problema é que tem muita figurinha repetida. Aí, o eleitor não tem para onde correr.

Fôlego
A agenda do candidato a prefeito de Cariacica Juninho (PPS), desta sexta-feira, é curiosa. A jornada promete ser longa. As oito da manhã, café com eleitores. Ao londo do dia  encontros com lideranças e participação em festas julinas e festejos em igrejas. Mas o que chama atenção, mesmo, é o horário de avaliação do dia com a coordenação de campanha: será a meia noite.

Multa
Mais uma condenação por propaganda eleitoral antecipada. Desta vez, o TRE-ES decidiu manter a sentença contra o ex-secretário de Limpeza Urbana de Mimoso do Sul, José Carlos Hilário. Ele foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00. O político, conhecido como Tentado, é candidato ao cargo de vereador. Em março deste ano, um jornal da cidade publicou uma reportagem sobre os feitos de Hilário e anunciou que ele seria candidato.

Juntos

Os senadores Ricardo Ferraço e Magno Malta vão ficar lado a lado na Comissão Especial do Código Penal. O presidente do Senado, José Sarney, anunciou os nomes de todos os senadores que vão compor a Comissão. Malta já avisou que é contra o aborto, em qualquer circunstância.

Convocação
As eleições municipais só ocorrem em outubro, mas a Câmara Federal já avisou que não pretende parar de funcionar. Pelo menos é o que garante o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS). Ele mandou telegrama para os 513 deputados avisando que vai ter sessão logo após o recesso, dias primeiro e dois de agosto. Quem faltar vai ter os dias descontados. Em setembro, mês que antecede o pleito, também serão realizadas sessões.

Simulação
Universitários de todo o país estão atuando como deputados federais e jornalistas na Câmara dos Deputados, em Brasília. É a sétima edição do Projeto Politeia. Trata-se de uma simulação simplificada do processo legislativo. Os estudantes propõem projetos de lei fictícios e acompanham a tramitação em comissões e no plenário. Ainda bem que tem muito parlamentar longe da Casa por causa do recesso!