Registro on line do TSE mostra que nenhuma candidatura foi registrada no ES

Interino: Ramon Ribeiro

Brasileiro deixa tudo pra última hora. Seja eleitor, seja político. Apesar de tantas reuniões abertas e a portas fechadas, ou melhor trancadas, oficialmente, nenhum candidato capixaba a prefeito, a vice e a vereador registrou sua candidatura. Pelo menos é o que informa o site do Tribunal Superior Eleitoral. O TSE disponibilizou uma ferramenta que permite ao eleitor acompanhar on line e em tempo real todos os registros de candidaturas do país.

De olho
Para verificar quem são os candidatos, basta acessar o site do TSE e clicar no link “DivulgaCand”. A consulta é simples: passe o mouse sobre o mapa do Espírito Santo, que à direia da página irá aparecer o número de candidaturas registradas para todos os cargos. Do lado esquerdo da página, em “Estatística dos Candidatos”, é possível pesquisar nomes de candidatos, cargos, municípios em que registraram a candidatura, por qual partido ou coligação, idade e faixa etária dos candidatos, cargo e ocupação de cada um, candidatos à reeleição, número de candidatos por vaga e etc….

Teste
A coluna não podia deixar de fazer o teste. E, foi neste momento, a surpresa. No Espírito Santo, temos zero candidato a prefeito, a vice e a vereador. Justiça seja feita! Em outros estados, o quadro um tanto curioso se repete. Não em todos! Em São Paulo, Minas Gerais e Bahia, por exemplo, já é possível ver os nomes. A pergunta que fica é: e se o eleitor, também, deixar para se definir em cima da hora? Vai ter candidato capixaba de cabelo em pé com o resultado das pesquisas eleitorais.

Recuo
Iriny Lopes (PT) não terá Serjão Magalhães (PSB) como seu vice. O vereador vai tentar se reelegar na Câmara Municipal de Vitória. Serjão retirou o nome dele, dias depois de os socialistas abrirem mão de um candidato próprio e decidirem apoiar os petistas.

Judas
Depois da retirada forçada de José Esmeraldo (PR), quem tem motivos para sorrir é o candidato Luciano Rezende (PPS). Comenta-se por aí, que o presidente estadual do partido, senador Magno Malta, confirmou apoio a candidatura de Luciano para prefeito de Vitória. Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, coincidência ou não, José Esmeraldo disparou: “Tenho que agradecer a Deus. Este, sim, porque não trai. É nos traidores, que a gente tem que ficar de olho”, bombardeou o ex-futuro candidato a prefeito da capital capixaba. E acrescentou: “Geopolítica! Gel, que eu sei, é pro cabelo”.

Homenagem
O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi homenageado no Senado, nesta terça-feira. Ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente, ganhou ele ganhou um retrato na galeria de ex-presidentes. Ainda em Brasília, Casagrande visitou o gabinete do Senador Magno Malta (PR). Durante mais de duas horas, conversaram sobre o quadro político após as convenções. Eles conversaram, também, sobre a nova contratação do Botafogo, o craque holandês Seedorf. Magno é flamenguista e Casagrande botafoguense. Magno é PR e Casagrande PSB. Quem disse, mesmo, que não se discute política e futebol?