Depois de serem vaiados em 2011, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e o prefeito de Vitória, João Coser (PT), este ano decidiram não desfilar em carro aberto durante as comemorações do Dia da Independência, em Vitória. Os dois acompanharam toda a programação da solenidade do alto do palanque reservado às autoridades. A informação oficial foi de que não houve desfile em carro aberto para agilizar os desfiles e evitar que os participantes ficassem muito tempo debaixo de sol.
Sem vaias
Durante os desfiles não se ouviu sequer uma vaia da população que acompanhou os festejos. Mas também não se ouvir sequer um pronunciamento das autoridades. Em época de eleição é sempre bom evitar esses constrangimentos…
Momento fofo
Durante os desfiles, crianças do projeto Voluntários do Futuro da Defesa Civil de Vitória emocionaram Casagrande e o prefeito João Coser. Ao passar pelo palanque das autoridades pararam e entoaram bem forte: Bom dia, tio Renato. Bom dia, tio João. Foi fofo…
De carona
Os candidatos Luciano Rezende (PPS) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) têm aproveitado as comemorações do aniversário de Vitória para fazer bandeiraços. Foi assim no desfile escolar e também durante o desfile cívico. Os cabos eleitorais têm feito muito barulho no território inimigo.
Enquanto isso…
A deputada Iriny Lopes (PT), candidata a sucessão do prefeito João Coser, não participou das comemorações dos desfiles na avenida Jerônimo Monteiro. Ela preferiu acompanhar a manifestação do Grito dos Excluídos que reuniu diversos representantes dos movimentos sociais do Estado.
Correria
A rotina de candidato não é fácil. O deputado Glauber Coelho (PR), por exemplo, antes de participar da sabatina na Rádio Vitória realizou uma caminhada em bairros de Cachoeiro. De lá, seguiu direto para Vitória para enfrentar o adversário Carlos Casteglione (PT) no debate. Contou que o almoço teve que ser dentro do carro no caminho para a Capital.