Está tudo pronto para a festa da democracia no Espírito Santo

Depois de muita disputa, conflitos, acusações e troca de farpas entre os candidatos, está chegando a hora dos mais de 2,6 milhões de eleitores irem às urnas para escolherem seus representantes no Executivo e Legislativo municipal nos próximos quatro anos. Ao todo, são 224 candidatos querendo ser prefeito enquanto 8.341 concorrem ao cargo de vereador. Antes, no entanto, o eleitor ainda vai ter que esbarrar com os candidatos nas ruas, já que neste sábado, último dia de campanha, haverá intensas caminhadas e carreatas em busca de votos dos indecisos.

Paz e amor
O candidato Luciano Rezende (PPS) estava no clima paz e amor durante debate promovido por uma emissora de televisão na última quinta-feira (4). Mesmo diante de uma provocação feita pela adversária Iriny Lopes, Rezende disse que não entraria no confronto pessoal e saiu-se com a pérola: “Candidata, a senhora já brigou com Gisele Bündchen e agora quer brigar comigo na reta final da campanha?”. Como se sabe, a petista, enquanto ministra, pediu a retirada do ar de uma campanha em que a modelo aparecia de calcinha e sutiã.

Papo em dia
Mesmo indo dormir tarde devido ao debate, o candidato acordou cedo nesta sexta-feira (5) para um encontro com o governador Renato Casagrande (PSB). O café-da-manhã aconteceu às vésperas do primeiro turno das eleições. Será que foi só uma coincidência?

Comparação
O desempenho do candidato a prefeito de Vitória Gustavo De Biase (PSOL), vejam só, está tão alta que nos bastidores já há quem o compare ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O comentário é que ele, assim como Lula, provavelmente terá uma longa carreira na política após algumas tentativas de se eleger. Será?

Emoção
Na reta final da campanha, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), que disputa à reeleição, não resistiu à emoção e chorou durante um encontro com lideranças. Após enxugar as lágrimas disse que há dois anos estava engasgado, sendo vítima de fofoca, mentiras e boatarias. Se o choro vai convencer o eleitor só saberemos no próximo domingo.

Verdadeira
O Instituto FlexConsult, que há cinco eleições divulga estudos pela Rede Vitória, esclarece que é verdadeira a pesquisa feita pelo Instituto e divulgada em Águia Branca que coloca a candidata Tia Ana com 48,25% das intenções de voto contra 42,5% do adversário Brizola. O diretor do FlexConsult, Fernando Pignaton, diz que a pesquisa barrada em Ibiraçu foi feita pelo Flex Consult Desenvolvimento Empresarial, que não tem nenhuma relação com sua empresa. Segundo ele, houve uma tentativa de clonar o Instituto para se aproveitar da sua popularidade.