O meio político ficou movimentado após divulgação da pesquisa Flexconsult/Rede Vitória, que aponta empate técnico entre os candidatos a prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). A diferença entre os dois, que era de 30 pontos, caiu para 4,15%. Na avaliação de especialista, Luiz Paulo ganhou fôlego depois que passou a se defender de forma mais contundente das acusações que ele se diz vítima no primeiro turno. Mesmo os tucanos já comemorando a virada, ainda é cedo para festejar.
Até quando?
A análise que se faz diante dos números é até onde essa onda de crescimento de Luiz Paulo vai chegar ou ainda até que ponto a queda de Luciano se estabilizou. Apesar de a pesquisa ter sido feita em sua maior parte na última sexta-feira, não é possível dizer que o crescimento de Luiz Paulo vai se manter ou se será mantido. Da mesma forma acontece com Luciano. O jogo só será definido mesmo com a abertura das urnas.
Indefinição
Mesmo sendo feita às vésperas da eleição, a pesquisa não conseguiu medir, por exemplo, até onde a aparição do senador Magno Malta (PR) na propaganda política vai influenciar o eleitor. No seu direito de resposta na TV, ele pede aos mais de 100 mil eleitores que teve em Vitória na última eleição para dar um recado para Luiz Paulo nas urnas. Como se sabe, o tucano foi um dos principais críticos ao apoio do senador à candidatura de Luciano.
Redenção
Neste domingo, os institutos de pesquisas terão oportunidade de se redimir, já que no primeiro turno a maioria das pesquisas que foram feitas não conseguiu revelar com precisão a opinião do eleitor nas urnas. Em Vila Velha, Cariacica e Vitória, por exemplo, os resultados foram completamente diferentes.
Reprovação
A imagem do ex-deputado Nilton Baiano (PP), ao que tudo indica, não é a das melhores na avaliação dos capixabas. De acordo com a pesquisa Flexconsult/Rede Vitória, o progressista é que o tem maior índice de rejeição entre as lideranças políticas pesquisadas. O levantamento mostrou que 74,75% dos entrevistados não votariam em um candidato indicado pelo ex-parlamentar.
Chegou a hora!
Agora não tem como mais adiar. Neste domingo, os eleitores de Vila Velha, Vitória e Cariacica voltam às urnas para definir quem serão seus governantes nos próximos quatro anos. A Coluna deseja que todos tenham voto consciente e que analisem bem as propostas dos candidatos que querem seu voto. Tudo bem que no segundo turno, com exceção de Cariacica, a maior parte dos debates e entrevistas foi marcada por troca de farpas, ofensas e ataques pessoais.