O atual presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini (PR), já está começando a se articular para continuar no comando do Legislativo canela-verde. O vereador já iniciou sua campanha e tem feito várias reuniões para conquistar o voto dos demais parlamentares. Um desses encontros teria contado com a presença do deputado Hércules Silveira (PMDB), do presidente do PDT municipal, Amarildo Lovati, e do ex-vereador Diogo Filadelfo, todos ligados ao prefeito eleito Rodney Miranda (DEM).
Influência I
Para alguns vereadores da cidade, a presença deles nesses encontros sinalizada um possível apoio de Rodney à reeleição de Carlini. No entanto, informações de bastidores apontam que o novo prefeito não irá se envolver na eleição para a Mesa do Legislativo e vai ficar neutro no processo eleitoral. Caso se confirme, muitos vereadores vão ficar livres para escolher seus candidatos, já que a base aliada vai seguir a mesma linha de indepedência do democrata.
Influência II
A neutralidade de Rodney na escolha do novo presidente da Câmara pode ser explicada pelo fato do atual presidente ser um dos importantes aliados do ex-deputado José Carlos Gratz. E como se sabe, Rodney e Gratz são como água e óleo, não se misturam. Por isso mesmo, vereadores antigos da Casa têm estranhado a presença de aliados em reuniões promovidas por Carlini em busca de votos.
Tucano na Câmara
O ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), derrotado nas urnas nas últimas eleições para prefeito, esteve na Câmara de Vitória na última terça-feira para uma visita de cortesia aos vereadores. Mas nos corredores do Legislativo, o que se comenta é que o tucano estaria se reunindo com alguns vereadores para traçar a tática de oposição ao prefeito eleito Luciano Rezende (PPS).
Dupla função
O vice-governador do Estado, Givaldo Vieira (PT), terá que dividir as atividades do Palácio da Fonte Grande com a de coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo (Proedes). Entre outras funções, Givaldo terá que monitorar e adotar ações para garantir o andamento do Programa dentro do cronograma de implantação.
Frente a frente
Os dois candidatos que disputam a presidência da OAB-ES, André Moreira e Homero Mafra, vão participar do primeiro debate de propostas para a categoria. O confronto será transmitido ao vivo, via internet, pela empresa Lexdata TV, na próxima quarta-feira (21). O debate, que acontece às 19 horas, será mediado pelo jornalista Alex Cavalcanti.