Prefeitos atentos ao fechamento das contas até final do ano

Com a chegada do final do mandato, prefeitos que se despedem do cargo estão atentos para fechar as contas em dia e entregar o comando do Executivo sem dívidas para seus sucessores. Esse será uma dos temas abordados durante a 62ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que começa na próxima segunda-feira (19) no hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá. O anfitrião do encontro será o prefeito João Coser (PT), que também é o presidente da entidade.

Transito
O tema mobilidade urbana, problema que os capixabas conhecem muito bem, também entra na pauta do evento. O presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTP), Ailton Brasiliense Pires, será um dos palestrantes. A torcida é para que a chuva dê uma trégua, o transito volte a fluir e que todos consigam chegar no horário.

Relacionamento
Após ser eleito com uma votação surpreendente, vencendo a favorita deputada Solange Lube (PMDB), o novo prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), vem percorrendo as redações de jornais com o objetivo de melhorar o relacionamento da prefeitura com a imprensa. A ideia é começar a inserir, de fato, o município nas atividades da Grande Vitória.

Vitória
O verde justifica a sua vitória ao fato de que a deputada demorou muito para ir para as ruas. “Já tinha caminhado toda a cidade quando ela começou a andar”, disse. Daniel comemora a vitória das urnas contra a do senso comum, que já apontava o retorno de Lube ao Executivo municipal. 

Lucros do petróleo
Se por um lado o fim dos royalties vai causar prejuízo para o Estado, por outro vai trazer lucros para Viana. O novo prefeito diz que atualmente a cidade não ganha nem um centavo, mas que com a nova distribuição entre os municípios, os cofres da prefeitura vão ter um pequeno reforço. Ele diz que o dinheiro não é muito, mas já vai ajudar pelo menos amenizar os impactos com a perda dos R$ 7 milhões que deixará de arrecadar com o fim do Fundap.

Na prisão
O prefeito eleito já tem uma lista de pedidos para fazer ao governador Renato Casagrande (PSB). Entre eles, está a proposta de acabar com o atendimento de presos no Pronto Atendimento (PA) de Viana. Daniel quer que o serviço seja feito dentro das unidades prisionais para dar mais segurança aos moradores que utilizam o local.