Os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo ganharam novo fôlego com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a sessão no Congresso que analisaria o veto presidencial ao projeto dos royalties de petróleo. O deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), que tem sido um dos principais críticos da maneira como foi conduzida a sessão que aprovou a urgência para o tema, comemorou a vitória e disse a sentença foi recebida como um presente de Natal para os capixabas e cariocas.
Alfinetada
Lelo lamentou, no entanto, que a suspensão tenha sido feita pelo STF e não pela deputada federal Rose de Freitas (PMDB), já que ela poderia ter barrado a urgência quando presidia a desastrosa sessão. Na avaliação dos colegas de bancada, a peemedebista colocou interesses pessoais em jogo e acabou prejudicando o Espírito Santo. Ela é candidata a presidência da Câmara e, segundo deputados, teria feito lobby com o tema para conseguir se eleger.
Recesso
Nesta terça-feira começa o recesso na Câmara e no Judiciário. A análise do veto agora só deve ser apreciada em fevereiro, após o carnaval. Enquanto isso, é aproveitar o período de descanso e trabalhar (se é que ainda é possível) uma articulação para tentar manter o veto da presidente Dilma Rousseff (PT).
Lucianos
Os deputados estaduias Luciano Rezende (PPS) e Luciano Pereira (DEM) se despediram da Assembleia durante sessão realizada nesta segunda-feira (17). Os dois deixam a Casa para assumir a prefeitura de Vitória e Barra de São Francisco, respectivamente.
Sem sinal
Quem tentou acompanhar a sessão na Assembleia Legislativa pelo canal da NET ficou na mão. É que desde o final de semana a operadora está com problemas técnicos que impedem a transmissão. Na Casa está difícil também o acesso à Internet. A conexão por lá é igual água no deserto. Quando aparece some em minutos.
Secretariado
O prefeito eleito de Viana, Gilson Daniel (PV), vai anunciar nesta semana sua equipe de secretários. A jornalista Daniele Bolonha, que já atuou na prefeitura de Vila Velha, deve ser confirmada como titular da pasta de Comunicação.