Passado o recesso e o carnaval, chegou a hora da começar a pensar nos desafios que o Espírito Santo terá pela frente no Congresso. O mais complicado é, sem dúvida, o projeto que distribui os royalties de petróleo. O veto da presidente Dilma Rousseff está prestes a ser derrubado e diante da gravidade o governador Renato Casagrande vai reunir a bancada nesta segunda-feira, no Palácio Anchieta, para discutir a estratégia que será utilizada para tentar obstruir a apreciação do veto.
Pressão no STF
Segundo o deputado Lelo Coimbra (PMDB), uma das alternativas apresentadas é uma visita aos ministros do STF para pedir que a liminar que proíbe a prioridade para o veto dos royalties não seja derrubada. Essa é a sugestão da bancada do Rio de Janeiro e ainda não se sabe se será a mesma dos capixabas. A preocupação dos capixabas é de que isso possa parecer uma pressão junto aos ministros.
Fim do chororô
Daqui a cerca de 40 dias os prefeitos eleitos vão ter que parar com o chororô e encarar o Tribunal de Contas do Espírito santo. É que completam três meses à frente do cargo e o órgão passa a avaliar as contas deixadas pelos seus antecessores. A reclamação recorrente de que herdaram dívidas vai ter que ficar no passado e eles terão que arregaçar as mangas para mostrar trabalho à população.
Sem acesso
Servidores da prefeitura de Vila Velha não estão conseguindo ter acesso ao contracheque pelo site do Executivo. Enquanto o problema não é solucionado, quem quiser ter receber o documento tem que comparecer ao setor de Recursos Humanos para recebê-lo em mãos.
Nova derrota
Em Guarapari o que se comenta é que os servidores do ex-prefeito Neucimar Fraga (PR) demitidos pela atual administração migraram para a cidade saúde e caíram de cabeça na campanha do ex-candidato Carlos Von (PHC), que acabou derrotado nas urnas. Dizem que a população local rejeitou a invasão canela-verde no município.
Falando nisso…
Quando voltar de Paris, onde curte férias com a família, há especulações de que o ex-prefeito Neucimar Fraga (PR) já tem destino certo. Ele é cotado para assumir função no Governo do Estado. Há rumores de que poderia ocupar a Secretaria Estadual de Desenvolvimento.