O clima ficou pesado na Assembleia nesta segunda-feira após os deputados estaduais manterem o veto do Executivo a um projeto do deputado Gildevan Fernandes (PV). O petista Cláudio Vereza (PT) foi um dos mais críticos à decisão. A leitura do seu discurso é de que muitos votaram com o Governo para não criar um mal estar com o governador Renato Casagrande (PSB). Vereza afirmou que o fim da votação secreta no Legislativo capixaba foi um erro, já que nesses casos os colegas poderiam votar de acordo com seus princípios. Deve ser terrível ter que abrir mão da independência em troca da tal estabilidade política entre os poderes…
Brincadeira
O deputado Roberto Carlos (PT), que não perde a piada, aproveitou a ocasião para elogiar o novo penteado de Gildevan. Ele adotou um visual mais moderno e usou gel para fixar suas madeixas. O petista lembrou que o produto é muito utilizado pelos membros do PR, principalmente o secretário de Esporte, Vandinho Leite.
Manifestação
No último domingo, cerca de 200 manifestantes fizeram um ato público em Vitória contra a decisão de manter o senador Renan Calheiros (PMDB) na presidência do Senado. O curioso foi que no convite feito pelo Facebook os organizadores pediram para que os convidados evitassem levar armas de fogo, objetos cortantes ou quaisquer outros do gênero. A situação está desse jeito…
Infidelidade
Após declarações do ex-deputado Paulo Roberto (PMDB) sobre as razões que o levaram a deixar o PMN, a deputada Janete de Sá, presidente estadual da sigla, divulgou nota para negar que houve retaliação, perseguição ou qualquer pressão interna que o fizesse se desligar do PMN. Janete diz ainda que ele quis sair por vontade própria com o objetivo de se filiar ao PMDB.
Malas prontas
Os vereadores de Santa Maria de Jetibá Adilson Espíndula (PTB), Jean Lauvers (PHS), Clóvis Brawn (PMN) e Joel Ponath (PSD) devem embarcar nesta terça-feira para Brasília em busca de verba federal para o município. O que chama atenção é que os partidos dos parlamentares não têm representantes na Capital Federal. Em época de contenção de gastos o ideal seria economizar nas diárias. Mas a gente torce para que eles tragam na mala muitos recursos para a população da região.
Nova plumagem
Depois de ficar a reboque de grupos ligados aos ex-prefeitos Guerino Zanon (PMDB) e José Carlos Elias (PTB), o PSDB de Linhares renovará sua direção no mês de março. Quem assume o comando do ninho na cidade é o médico e empresário Luciano Durão. A ordem é afastar o partido da influência de caciques da política local que hoje estão na cadeia ou respondem a processos diversos por crimes eleitorais e de improbidade. O presidente estadual do PSDB, César Colnago, está confirmado para a posse.