Deputados vão ter chance de cobrar Casagrande sobre segurança

Na última semana, os deputados estaduais não pouparam críticas em seus discursos à secretaria de Segurança Pública do Estado. Os parlamentares reclamaram e muito também do secretário André Garcia e do tratamento dispensado a eles quando solicitam audiências com sua equipe de Governo. Na próxima terça-feira (30), o governador estará na Assembleia Legislativa para fazer a tradicional prestação de contas do seu mandato. Será uma oportunidade para cobrar o que vem fazendo da tribuna da Casa.

No plenário
O que acontece normalmente, no entanto, é que quando há esse tipo de sessão na Casa é um festival de elogios ao chefe do Executivo Capixaba. Parece que os parlamentares acabam ficando tímidos diante do governador. Se bem com o retorno de Euclério Sampaio (PDT) e com o temperamento instável de José Esmeraldo (PR) a sessão pode esquentar.

Caminho livre I
Durante a semana, o ex-prefeito de Vitória João Coser (PT) passou o bastão do comando da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Com isso, o petista ganhou sinal verde se dedicar à disputa pela presidência do partido no Estado e com apoio das principais lideranças da sigla.

Caminho livre II
De acordo com o atual presidente da sigla, José Roberto Dudé, Coser já colocou seu nome à disposição do partido e já tem importantes apoios para assumir o comando do PT estadual. Se depender de Dudé, campanha para Coser é o que não vai faltar. Além do ex-prefeito, a deputada Iriny Lopes também é uma das fortes candidatas.

Constatação I
Apesar de declarar que a aliança entre PT e PSB está mantida e que o partido, a princípio, irá apoiar a candidatura do governador Renato Casagrande (PBS) à reeleição, as chances da dobradinha acontecer estão cada vez mais distantes. Dudé diz que não quer trabalhar com especulações, mas…

Constatação II
Mesmo negando e criticando a antecipação do processo eleitoral, quem viu o último pronunciamento do governador de Pernambuco, Eduardo Campos na propaganda eleitoral não teve dúvida de que ele já iniciou sua campanha rumo à presidência da República. Caso se confirme, o PT capixaba pode dar adeus ao desejo de continuar na base de Casagrande.