PSDB se une e elege Colnago para mais um mandato

Em clima de paz e fazendo questão de demonstrar a unidade, o PSDB capixaba realizou, neste sábado (20), sua convenção que conduziu o deputado federal César Colnago para mais um mandato à frente do partido no Espírito Santo. A manutenção de Colnago não era surpresa, o que chamou atenção, no entanto, foi a grande quantidade de tucanos de alta plumagem presente no evento, já que o partido recentemente viveu um crise que precisou, inclusive, anular a convenção no diretório de Vitória. O ex-presidente do Bandes Guerino Balestrassi, que mantinha um namoro com a Rede Sustentabilidade, aproveitou a ocasião para oficializar a decisão de se filiar ao PSDB.

Ausência
Apesar do clima de festa, nem todos os membros da sigla estiveram presentes na convenção. O ex-presidente do partido na Capital e pivô da crise interna, o vereador Luiz Emanuel Zouain, não apareceu no local, assim como seus aliados políticos. Parece que nem tudo ainda é festa no ninho tucano…

Presença
Quem estava sumida e apareceu para a convenção do PSDB foi a ex-deputada Rita Camata. Circulou pelo evento e afirmou que atualmente está se dedicando mais às atividades do lar e exercendo as funções de mãe. Mas 2014 está chegando e pode ser que ela volte a disputar uma vaga. Nunca se sabe…

Humildade
A ex-senadora Marina Silva, em sua passagem por Vitória, disse não acreditar que a presidente Dilma Rousseff (PT) tema enfrentá-la nas urnas em 2014. Para Marina, fundadora da Rede, a petista tem a máquina nas mãos, um grande partido e vários aliados para sustentar sua candidatura. Mas vale lembrar que a ex-senadora, em Vitória e Vila Velha foi campeã de votos, deixando a então ministra Dilma Rousseff em terceiro lugar nas eleições presidenciais. Tem que temer, sim…

Palestra I
O cientista político Fernando João Pignaton foi convidado pela Sociedade Internacional de Políticas Sociais para falar da experiência relatada em seu livro “Participação Popular na Elaboração de Orçamento Participativo”, publicado pela Ufes em 1983. O encontro acontece em Paris, no dia 1 de julho.

Palestra II
No livro, Pignaton relata a experiência do Orçamento Participativo suprapartidário que ocorreu em Vila Velha. O tema acabou virando bandeira do PT em Porto Alegre, em 1989. O especialista capixaba será o único brasileiro a fazer palestra nesse evento e terá ainda artigo publico em revista científica.