Começa disputa por vaga de conselheiro do Tribunal de Contas

O conselheiro Marcos Madureira anuncia sua aposentadoria e deixa nesta semana a cadeira ocupada no Tribunal de Contas do Espírito Santo. A saída é vista como uma mudança na história da Corte, já que Madureira, atualmente afastado pela Justiça das funções, é alvo de ações de improbidade administrativa. Para deixar o legado de descrédito do TCES, há um consenso de que seu substituto deverá ter uma reputação ilibada, exigência que em um passado não muito distante era praticamente ignorada. A cadeira, que vai ser ocupada por uma indicação da Assembleia, é cada vez mais almejada, já que o cargo de conselheiro é vitalício.

E o cidadão?
Durante o ano, a Assembleia Legislativa, atendendo a um pedido da Transparência Capixaba, chegou até a discutir mudanças na forma da indicação. Houve uma intenção de permitir que qualquer cidadão que atendesse às exigências para o cargo poderia concorrer ao cargo. No entanto, o debate ficou apenas no papel. Uma pena!

Candidatos
Mesmo com rumores de que o secretário da Casa Civil, Luiz Ciciliotti (PSB), teria as digitais do governador Renato Casagrande (PSB) para substituir Madureira, o novo conselheiro deve mesmo sair da Assembleia Legislativa. Os cotados são os deputados Claudio Vereza (PT), Sérgio Borges (PMDB) e Dary Pagung (PRP).

Favoritos
Vereza e Borges são apontados como favoritos. O primeiro pela sua história de luta pela moralização do Legislativo. O segundo porque algum tempo espera a vaga. Já chegou a ser lançado para o gol, mas acabou batendo na trave. Vale lembrar ainda que caso um deles seja escolhido, abre vaga para o ex-deputado Esmael Almeida (PMDB) retornar à Casa.

Eleição 2014
Muitas lideranças políticas vêm criticando a antecipação do processo eleitoral, no entanto, já há uma movimentação nos bastidores para articular as peças do tabuleiro. Diante desse cenário raposa política brinca dizendo que eleitor desavisado já deve estar até pensando que a eleição é esse ano. É… pode ser!

Posse
Na próxima terça-feira (28), o Palácio Anchieta abre suas portas para solenidade de posse do novo presidente do Banestes, Guilherme Dias. A cerimônia está marcada para as 14 horas. Dias assumiu o controle da instituição no lugar do ex-presidente Bruno Negris, que foi indicado para comandar a diretoria jurídica do banco.

Um comentário em “Começa disputa por vaga de conselheiro do Tribunal de Contas”

  1. Boa Noite.
    Acho um Absurdo uma pessoa ganhar um Cargo vitalicio de grande importância no senário de Fiscalizar as Contas do ES. mas já é que é para ser assim que seja aberto para pessoas Publicas. Seja feita por várias indicados por cada Associação dos Municípios da Grande Vitória. Assim seria mais Justo. Espero que possa mudar a tempo.
    Espero que a uma intenção de permitir que qualquer cidadão que atendesse às exigências para o cargo poderia concorrer ao cargo.

    At… Sergio Nascimento

Comentários estão fechados.