Indicação de Norma Ayub estreita relação do Palácio com Ales

A nomeação da ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (DEM) como assessora técnica da Casa Civil acaba estreitando a relação do Executivo com a Assembleia Legislativa. O novo emprego da mulher do presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), pode selar a instável relação de amor e ódio que Ferraço tem com o governador Renato Casagrande (PSB). Em entrevista ao Folha Vitória no final do ano passado, o democrata fez duras críticas ao Governo Estadual e abriu um princípio de crise entre os poderes. “Sinto que ele não me quer como aliado por razões que nem Freud explica”, disse ele na época.

Tudo mudou
Com a indicação da mulher para um cargo no Palácio, Ferraço tende a evitar futuras críticas a Casagrande. Pelo menos essa é a avaliação feita por interlocutores políticos que circulam entre os dois poderes. Além disso, há, nos bastidores, rumores de que a nomeação da ex-prefeita ficou parecendo uma troca de favores.

Conselheiro
É que a Assembleia Legislativa terá que indicar um nome para vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Espírito Santo. Entre os nomes cotados está justamente o do secretário da Casa Civil, Luiz Ciciliotti (PSB). A cobiçada cadeira pode favorecer o socialista ainda mais agora com a indicação da mulher do presidente da Casa no Executivo. Mas vale lembrar que tudo pode parecer apenas uma coincidência…

Unificação I
O presidente da Câmara da Serra, Guto Lorenzoni (PP), vai se reunir nos próximos dias com os demais presidentes de Legislativos da Grande Vitória para discutir a possibilidade de criar uma Lei para unificar os tributos para operadores de cartão de crédito no Estado.

Unificação II
Atualmente, uma Lei Federal criada na época do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso determina que pode-se cobrar até 4% dos comerciantes. Só que o recolhimento do imposto vai todo para a cidade de Barueri, em São Paulo. Com a mudança, o Imposto Sobre Serviços (ISS) ficaria nos municípios onde o tributo é recolhido.

Troca-troca
Durante a festa de divulgação da pesquisa Marcas Ícones, realizada pela Rede Vitória, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (MD), deu uma notícia que deixou o diretor-jurídico do Banestes, Bruno Negris, bastante satisfeito. Ele disse que vai transferir uma das contas que tem no Banco do Brasil para o Banco do Estado do Espírito Santo.