Insatisfação na Assembleia pode ter foco na eleição de 2014

As recorrentes reclamações dos deputados estaduais contra o Palácio Anchieta podem não ser apenas uma insatisfação contra o tratamento que estão recebendo por parte de secretários do governador Renato Casagrande (PSB). Nos corredores do Legislativo, a leitura que se faz é de que as constantes críticas são motivadas por disputas de poder para as eleições de 2014. Os rumores apontam que o movimento é feito para fortalecer uma eventual chapa contrária a Casagrande e estaria sendo articulada pelo presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM); o senador Ricardo Ferraço (PMDB) e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB).

Troca-troca
Diante desse cenário, a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo, aberta com a aposentadoria de Marcos Madureira, deve virar uma verdadeira moeda de troca. Com a possibilidade da eleição de 2014 ser bastante acirrada, a indicação pode ser uma importante ferramenta na formação de eventuais alianças.

A vez de Borges
O nome do deputado Sérgio Borges (PMDB) está ganhando mais força entre os cotados à vaga de conselheiro. O peemedebista já foi favorito na época em que uma das cadeiras da corte foi entregue a Rodrigo Chamoun (PSB), mas agora volta a ser uma forte opção para o cargo.

Já o PT…
A bancada e a cúpula petista insistem em indicar o deputado Cláudio Vereza (PT), muitos já até intercederam por ele junto ao governador Casagrande. Mas o deputado Roberto Carlos (PT) também pode ser um plano B da legenda. No entanto, na Casa poucos acreditam nessa possibilidade.

Alô som!
Durante solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande fez piada com os constantes problemas no equipamento de som. Em seu discurso, ele pregava a redução da dependência das commodities. “Nós não abrimos mão de tê-las, mas queremos muito mais”. Foi quando o som deu problema e ele emendou: “queremos um som melhor”. A risada foi geral…

Ética no conselho
O responsável pela comissão de Ética do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU-ES), Heliomar Venâncio, busca colaboração entre os colegas para criação do código de ética da categoria. O líder nacional da categoria, o petista Andeson Fioreti, é presença garantida no seminário que vai acontecer em Vitória para reunir as sugestões e formatar um documento dos arquitetos. Fioreti era chefe da Companhia de Desenvolvimento de Vitória na gestão do ex-prefeito de Vitória João Coser (PT).