Alguém nos ouve?

A Câmara dos Deputados colocar no ar hoje o portal e-Democracia, uma comunidade virtual para discutir e receber sugestões da sociedade sobre a reforma política. Os debates serão acompanhados pelo coordenador do grupo de trabalho que analisa o tema, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que poderá incluir as sugestões no texto da proposta.

A promessa é de que o serviço funcionde com fóruns temáticos e de sala de bate-papo (chat). O fórum fica aberto durante toda a discussão da matéria, enquanto o bate-papo ocorre ao vivo, durante as audiências públicas. Após o lançamento, a comunidade virtual poderá ser acessada por meio do endereço https://edemocracia.camara.gov.br/ ou a partir do Portal da Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br).

Resta saber se tem alguém realmente atento ao que deseja o povo.

MAIS ESPUMA

A onda de protestos populares tem colocado nossos parlamentares para trabalhar. Pena que muitos ainda não entenderam o que a população quer e, por isso, desperdiçam tempo e (nosso) dinheiro com projetos que não mudar nada na vida de ninguém.

Tem vereador propondo lei de qualquer jeito. Alguns esbarram na legislação criminal e, portanto, são prerrogativa do Congresso. Mas um dos melhores, em nossa opinião, é o que proíbe a circulação de animais montados em Vitória. A Cavalaria da PM nunca mais vai poder atuar na capital…

POLUIÇÃO VISUAL

Um grande empresário de Vila Velha está revoltado com a Prefeitura. Ele reclama das taxas que precisa pagar para manter o painel que tem na fachada de sua empresa. E pergunta: se a Prefeitura está tão preocupada assim, porque não organiza o cartão de visitas da cidade, na chegada via Terceira Ponte?
É, faz muito sentido.

BRIGA POR CARGOS

Militante do PSB de Vila Velha estão irritados com o prefeito Rodney, após a exoneração de Aldicea Poubel, substituída pela ex-prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro. A militância cobra os compromissos de Rodney com o partido. O assunto já chegou à Câmara Municipal e a assessores mais próximos do prefeito.

A coluna quer saber só uma coisa: com cargos negociados em acordos políticos, onde fica a prometida mudança?

ATÉ O MAMÃO

Há um ditado pessimista que diz que ‘nada é tão ruim que não possa ficar pior’. Pois essa é a situação dos produtores de mamão no Brasil – o Espírito é o maior produtor nacional. Estão ocorrendo retenções de cargas da fruta, sem justificativas concretas, na vistoria realizada pelo Serviço de Inspeção Vegetal e Animal (APHIS) dos EUA. Somente em 2012, uma única empresa sofreu 19 ocorrências de retenção, gerando um custo de US$ 3,34 por quilo de mamão exportado. Depois de sofrer com os gargalos logísticos, os produtores brasileiros enfrentam mais esse problema. A Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) esteve reunida na Câmara Setorial de Fruticultura, em Brasília, na semana passada, para debater os prejuízos e cobrar uma ação do governo.