Movimento na Assembleia para tirar Ciciliotti da Casa Civil

Um grupo de deputados insatisfeitos está se articulando no cafezinho do plenário para pressionar o Governo a mudar o secretário estadual da Casa Civil, Luiz Ciciliotti (PSB). O socialista sempre é alvo de crítica dos parlamentares e informações de bastidores apontam que o preferido para substituí-lo é o atual secretário de Governo, Tyago Hoffmann, considerado mais acessível e habilidoso para atender as demandas da Casa.  A troca seria até boa até para o governador Renato Casagrande, que poderia colocar Ciciliotti na presidência estadual do PSB e acabar com a guerra entre o deputado federal Paulo Foletto (PSB) e o atual presidente da sigla, Macaciel Breda pelo comando estadual do partido.

Tática
Caso isso realmente se confirme, Casagrande matava dois coelhos (ou pombas) em uma cajadada só. No entanto, há quem aposte que Ciciliotti não estaria disposto a troca a Casa Civil por uma sala em um modesto edifício em Jucutuquara, onde fica a sede do PSB capixaba. É… pode ser!

Homenagem
Também na próxima segunda-feira, a Assembleia Legislativa vai abrir suas portas para a realização de (mais uma) sessão solene para a entrega de títulos de cidadão espírito-santense. Na mesma cerimônia serão entregues ainda comenda Domingos Martins, a mais alta honraria da Casa. O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho, e o procurador-geral do Ministério Público, Eder Pontes, estão entre os agraciados. Só que Juninho já levou a comenda durante sessão (mais outra) solene em homenagem ao aniversário de Cariacica.

Rivalidade
A ex-prefeita de Viana Ângela Sias (PMDB) já estaria confidenciando a pessoas próximas que já cogita a possibilidade de concorrer às próximas eleições e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ela estaria querendo enfrentar sua agora adversária, Solange Lube (PMDB), nas urnas e medir quem é mais popular em Viana.

Urgência
Deve ser votado na sessão de segunda-feira (26) o polêmico projeto que cria um fundo especial para municípios afetados principalmente pela queda das receitas com o fim do Fundap. A votação, que ocorre em regime de urgência, divide os deputados e já foi adiada duas vezes.

Negócios
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES) vai promover na próxima terça-feira (27) um almoço-palestra com o engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. No evento, cujo tema é “O papel do cooperativismo no desenvolvimento social e econômico das nações”, Rodrigues falará sobre o agronegócio brasileiro e sua potencialidade no mercado mundial nas próximas décadas.