Protestos e ameaças de greve após veto a reajuste na Assembleia

A decisão do Executivo de vetar o projeto que reajusta os salários dos servidores da Legislativa caiu como um rojão no colo dos deputados estaduais. Embora a proposta tenha sido aprovada por unanimidade, já há rumores de que o grupo de aliados do Governo, o chamado G-11, irá votar pela manutenção do veto. O restante, no entanto, ainda é dúvida. Mas para pressioná-los, há informações que os funcionários efetivos vão realizar uma manifestação nas galerias do plenário na próxima segunda-feira. Também na segunda-feira o sindicato da categoria vai se reunir para discutir a possibilidade de greve caso o veto seja mantido.

Favorável
Nos bastidores, circula a informação de que após o veto ser publicado no Diário Oficial, membros da diretoria da Assembleia se reuniram para discutir o tema. O procurador-geral da Casa, Julio Chamoun, teria participado do encontro e deixou os ânimos exaltados após ter declarado que seria a favor do veto.

Divergências
A relação entre o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), e o secretário de Esporte, Vandinho Leite (PSB), não tem sido a das melhores. Dizem que os dois entraram em atrito recentemente e têm se afastado por conta das divergências.

Festa no estádio
Durante a semana, o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo, Marcus Vicente, se reuniu com o governador Renato Casagrande (PSB) para discutir a possibilidade de a seleção brasileira fazer um amistoso durante a inauguração do estádio Kleber Andrade. A única data que o time tem disponível antes da Copa do Mundo é no dia 5 de março. Estão todos tentando agendar a festa da inauguração em grande estilo. O diretor-geral da Chocolates Garoto, Liberato Mílo, também participou do encontro.

Mais insatisfação
A polêmica entre donos de autoescolas e o diretor-geral do Detran-ES, Carlos Lopes, ganhou novo capítulo. Os empresários reclamam que há antigos servidores estão sendo substituídos por aliados de Viana. O diretor diz que há apenas três pessoas nessas condições e que comissionados estão dando lugar para os concursados.

E o regimento?
Deputados estaduais continuam desrespeitando o regimento interno da Assembleia. Em sessões especiais, por exemplo, são proibidas as homenagens. Mas durante a semana, o deputado Hércules Silveira (PMDB) entregou placas logo após o fim da cerimônia e quando a TV oficial tinha encerrado a transmissão.