Resistência ao pacotão para conter gastos na Câmara de Vitória

Desde que assumiu a presidência da Câmara de Vitória, o vereador Fabrício Gandini (PPS), vem adotando uma série de medidas para reduzir os gastos do Legislativo. Vários atos já foram colocados em prática e R$ 1 milhão economizados com corte de despesas e revisão de contratos. No entanto, um grupo de vereadores parece que está remando contra os desejos da sociedade e tentando minar os projetos. Em tom de desabafo, Gandini publicou em uma rede social que movimentos estão sendo criados para desqualificar suas ações. Apesar disso, o presidente garante que o trabalho vai continuar e novas ações já estão sendo estudadas para enxugar as despesas.

Mais cortes
Entre as medidas, a Câmara estuda mudar o horário de funcionamento. A previsão é de que a Casa passe a funcionar das 8 às 18 horas e a realização das sessões dentro desse período. Além disso, a intenção é reduzir a quantidade de papel para que os processos sejam feitos de forma eletrônica.

Vento contra
Embora esteja havendo disposição para o melhor uso dos recursos públicos, o curioso é que um pequeno grupo de vereadores se articula para evitar que esse movimento de mudança siga em frente. É na Internet que Gandini tem tido maior trabalho, já que segundo o parlamentar, perfis falsos em redes sociais estão sendo criados para desestabilizá-lo.

Resposta
Se durante o dia o trabalho tem sido de convencimento junto com os vereadores, à noite Gandini tem passado a maior parte do tempo desmentido e explicando a onda de boatos contrários à sua administração. As críticas aumentaram principalmente depois que houve corte na cota de selos dos vereadores. Isso em plena era digital…

Eleição
Depois que deixou a prefeitura de Viana, a ex-prefeita Ângela Sias (PMDB) tem sido sondada para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa nas próximas eleições. Fontes próximas à peemedebista garantem que ela ainda não decidiu se vai se candidatar, mas está balançada com essa possibilidade.

Lição da Ales
A Assembleia Legislativa abriu edital para comprar cerca de 20 mil cartilhas que serão distribuídas dentro do projeto “Escola do Legislativo”. Semanalmente estudantes visitam o plenário e as dependências da Casa para conhecer o trabalho do Legislativo. As cartilhas explicativas trazem todas essas informações.