Veto a reajuste salarial acirra disputa entre Ales e Governo

A decisão do Governo do Estado de vetar o reajuste salarial dos servidores da Assembleia Legislativa pode abrir uma guerra acirrada entre os poderes. A relação, que já não é das melhores, com deputados disparando várias críticas ao Palácio Anchieta, pode ficar ainda pior. Na próxima semana, deputados e servidores vão se reunir para discutir o assunto. O presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), que não é de medir as palavras, preferiu o silêncio e só vai se pronunciar após o encontro com os demais parlamentares. Com seu conhecido temperamento explosivo, é difícil imaginar que o democrata não irá falar grosso diante de um projeto que foi aprovado por unanimidade em plenário. A próxima semana promete ser quente.

Sai e volta
Após muita especulação, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), confirmou a já tão falada mudança no seu time de secretários. Mudaram as pastas de Governo, Desenvolvimento Econômico, Comunicação e Meio Ambiente. Esta última era comandada por Alberto Pego. Ele deixa a função para se dedicar a um projeto na França. Mas quando voltar o democrata garante que ele retorna à equipe de Governo.

Polêmica I
Dois capixabas não participaram da votação que cassaria o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), que mesmo preso por crime de corrupção ainda conseguiu manter seu mandato. Além de Paulo Foletto (PSB), a petista Iriny Lopes também contribuiu indiretamente para favorecer o parlamentar. Os dois negam e garantem que votariam pela cassação. O socialista se defende e diz que tinha compromissos pessoais em Vitória.

Polêmica II
Já a petista Iriny disse que passou por um problema de saúde e teve que se retirar do plenário. A bancada do PT foi a que apresentou o maior número de ausentes. O fato gerou rumores de que a manobra seria uma estratégia para garantir também os mandatos dos parlamentares condenados no esquema do Mensalão.

O outro lado
O diretor-geral do Detran, Carlos Lopes, entrou em contato com a Coluna para esclarecer a nota publicada na edição anterior sobre a insatisfação dos donos de autoescolas. Segundo ele, ao contrário do que a categoria afirma, não há falta de diálogo, já que duas reuniões foram feitas só este mês. Lopes explicou ainda que há um grupo que não se sente representado pelo sindicato e que não aceita algumas mudanças que estão sendo feitas pelo órgão.

Capacitação
Servidores públicos estaduais e municipais vão passar o final de semana em um clube de Guarapari no próximo final de semana. Mas não é para diversão. Eles participam do Encontro de Empreenderes e Inovadores que tem objetivo de melhorar a qualidade do serviço público no atendimento à população. Somente no Estado, o número de servidores é de 59.175 mil, incluindo os efetivos, comissionados, temporários e estagiários, fora os funcionários públicos que trabalham nas prefeituras dos 78 municípios capixabas.