Casagrande vai abrir os cofres do Estado para os municípios

Será na próxima segunda-feira (16) o dia escolhido pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), para abrir os cofres públicos para liberar recursos para os prefeitos capixabas. O Palácio Anchieta deve ficar pequeno para a solenidade em que o socialista vai anunciar o valor destinado para a criação do Fundo de Apoio aos Municípios. A proposta foi amplamente discutida na Assembleia, foi alvo de reuniões entre Casagrande e deputados e acabou sendo aprovada sem dificuldades na Casa embora alguns parlamentares tenham sido contra. A justificativa era de que a medida pudesse soar como eleitoreira e servisse como moeda de troca para um possível apoio à reeleição de Casagrande às vésperas do ano em que vai acontecer eleições.

Definição
A próxima semana deverá ser decisiva para a Rede Sustentabilidade no Espírito Santo. A ex-senadora Marina Silva, idealizadora da sigla, reúne a militância para definir os rumos do partido, já que há sérios riscos da legenda não ser oficializada a tempo de disputar as próximas eleições. No Espírito Santo a expectativa é grande.

Candidaturas
Quem tem planos de disputar as próximas eleições está apreensivo sobre a decisão que será tomada no próximo dia 21. Apesar de ninguém da Rede discutir a possibilidade de um Plano B, nos bastidores capixabas já há uma movimentação daqueles que querem disputar eleição. Muitos já estão pensando em se filiar a outras legendas.

Aproximação
No Espírito Santo, os partidos que já são cogitados para possíveis migrações da Rede são PEN, PHS, PPL e PCdoB. Lideranças garantem, no entanto, que não há nenhuma conversa sólida ou qualquer tipo de acerto oficial. As conversas serão formalizadas somente após a decisão que será divulgada por Marina Silva.

Jogo embaralhado
Aliados do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) infiltrados dentro da Rede estão apostando na candidatura do professor Adalto Emerich ao Governo do Estado no ano que vem. No entanto, dentro do próprio partido ninguém está acreditando que essa proposta será concretizada. Dizem que é só para embaralhar o tabuleiro e que ela será retirada para após arranjos políticos.

Explicação
O deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) quer explicações das secretarias de Educação e de Transportes e Obras Públicas sobre as ações que estão sendo feitas pelo Governo para cumprir o Código Brasileiro de Trânsito. É que o documento determina que sejam feitas nas escolas campanhas educativas para melhorar a qualidade do trânsito nas ruas.