Executiva nacional do PT quer manter aliança com Casagrande

Em discurso na tribuna do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES)A cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu, nesta segunda-feira, em São Paulo, para discutir a atual conjuntura política de olho nas eleições de 2014. Embora o governador de Pernambuco e presidente do PSB nacional, Eduardo Campos (PSB), tenha deixado a base da presidente Dilma Rousseff, o partido acredita que ainda é possível manter a parceria no Espírito Santo. De acordo com a senadora Ana Rita (PT), que esteve no encontro, a prioridade é garantir um palanque forte para Dilma entre os capixabas. “Claro que nessa aliança temos que rever alguns pontos em relação ao programa voltado para questões sociais”, disse.

Neutralidade
Mesmo que ainda não oficializada, a candidatura de Campos à presidência já é dada como certa. No entanto, os petistas capixabas estão otimistas de que é possível salvar a aliança. De acordo com a senadora Ana Rita, o presidente nacional Rui Falcão declarou que há um desejo de que os dois partidos estejam juntos em 2014, independente da posição nacional.

Exigências
Para manter a aliança, no entanto, o PT não abre mão da indicação do vice na chapa palaciana e ainda ter o apoio de Casagrande para a vaga do Senado que o PT indicar. “Não podemos reduzir o que já conquistamos”, destacou Ana Rita. Uma reunião com Casagrande já está sendo agendada para discutir o assunto.

Quem será?
Dois nomes dos quadros do PT estão cotados para a disputa. O da própria Ana Rita e também do ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT).  A briga interna já está declarada, já que a senadora não esconde de ninguém que quer concorrer à vaga. “Meu nome está colocado e não vou abrir mão”, avisou.

Insatisfação I
O clima anda tenso dentro do PDT de Vila Velha. O deputado Euclério Sampaio (PDT) lidera uma reunião que acontece nesta terça-feira (1) para discutir o futuro do partido para as próximas eleições. Segundo o parlamentar, há quase um ano não há reunião interna e existe muita insatisfação entre os militantes.

Insatisfação II
A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa está na bronca com a direção do Departamento de Estrada e Rodagem (DRE-ES). O deputado Marcelo Santos (PMDB) diz que os parlamentares não estão recebendo atenção devida aos questionamentos que fazem ao órgão. A diretora do DRE-ES, Tereza Casotti, esteve reunida com os parlamentares e tentou acalmar os ânimos.

Dias decisivo
Um dos líderes da Rede Sustentabilidade no Estado, Gustavo de Biase, embarca para Brasília nesta terça-feira (1) para participar da vigília que os militantes de todo o país vão fazer para acompanhar o julgamento no TSE que vai conceder ou não o aval para a criação do partido. Estão todos otimistas que a legenda já vai poder disputar as próximas eleições.