PMDB deixa Governo e dá pontapé para lançar candidatura

fabio_damasceno__193c658ee5O PMDB capixaba atendeu à sugestão da deputada federal Rose de Freitas (PMDB) e colocou à disposição os cargos que tinham no Governo do Estado. A decisão, divulgada nesta segunda-feira, abriu caminho para que o partido inicie, agora oficialmente, o projeto de lançar candidatura própria para vaga no Palácio Anchieta, em 2014. O nome mais cotado para ser lançado é o do senador Ricardo Ferraço (PMDB). Embora os peemedebistas tenham colocado os cargos à disposição, para o Governo, a estrutura não será modificada, a menos que haja um pedido de demissão em massa. Uma das principais mudanças atinge a Secretaria de Transporte e Obras Públicas, (Setop).

Liberdade
Para o deputado Lelo Coimbra (PMDB), a relação de parceira com o Governo continua, pelo menos até o final do mandato do governador Renato Casagrande (PSB). Só que agora o partido fica mais à vontade, sem causar constrangimentos, para discutir o projeto de candidatura própria.

Retirada
A saída do secretário de Transportes, Fábio Damasceno, indicado pelo PMDB, é uma questão de tempo. No entanto, se depender do Governo, ele fica no cargo, já que ocupa uma das pastas mais importantes do Palácio e é responsável por conduzir o maior projeto de mobilidade urbana já visto no Espírito Santo.

Tudo no seu tempo
O secretário da Casa Civil, Tyago Hoffmann, escalado para conter o incêndio na base, fez questão de destacar que Casagrande está satisfeito com o trabalho de Damasceno e que pretende mantê-lo no cargo. “Nós estamos no tempo de colher e não mais no de lançar a semente”, disse em referência ao projeto de mobilidade já em andamento no Estado. Segundo ele, uma mudança poderia, inclusive, causar atrasos na entrega de obras importantes.

Entendimento
Apesar de entender a posição do PMDB, o governador Renato Casagrande não desistiu de manter o partido na base para disputar a reeleição. Segundo Hoffmann, o PMDB é sócio do Governo e que Casagrande não tem nenhum constrangimento em ter na sua equipe membros da legenda no Governo. Vale lembrar que a legenda possui cargos no primeiro e segundo escalão do Palácio Anchieta.

Despedida
Damasceno foi procurado para dizer se vai ou não pedir demissão, mas preferiu não comentar o assunto. Curiosamente, nesta terça-feira (22), o governo convocou a imprensa para uma coletiva para anunciar novas obras de mobilidade e novidades sobre o projeto do BRT. O evento pode ser uma despedida do secretário da pasta.