Saída do Governo abre caminho para Ciciliotti assumir PSB

ciciliottiA tão anunciada saída do secretário da Casa Civil, Luiz Ciciliotti (PSB), do Governo foi oficializada nesta quinta-feira (3) pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). A alteração no time de secretários abre caminho para que ele assuma a presidência do PSB capixaba, já que no cargo ficava impossibilitado. Nos bastidores, a informação é de que Ciciliotti irá mesmo presidir a legenda, embora ele prefira adotar o discurso da cautela. Segundo ele, uma reunião prevista para a próxima semana é que vai definir os rumos do partido daqui para frente, já que o atual presidente, Macaciel Breda, pretende se dedicar à  campanha para deputado estadual no ano que vem.

Conflito
Apesar de não declarada, a briga pela presidência do partido promete ser agitada. É que o deputado federal Paulo Foletto (PSB), vice-presidente do partido, também é cotado para o cargo e não escondia o desejo de ficar na função. Ciciliotti, no entanto, sempre foi o preferido de Macaciel.

Novo cargo
Apesar de ter saído da Casa Civil, Ciciliotti, no entanto, não se despede do governo. Ele vai assumir uma das diretorias do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Além do novo desafio, deve ser um dos principais coordenadores da campanha à reeleição de Casagrande em 2014.

Relacionamento
A saída de Ciciliotti da secretaria já era um desejo antigo dos deputados estaduais, que alegavam que não tinham suas demandas atendidas pelo chefe da Casa Civil. O problema de relacionamento, pelo visto, está com os dias contatos com a troca de comando na pasta. Pelo menos essa é a proposta do novo secretário Tyago Hoffmann, que deixa a Secretaria de Governo.

Papo reto
Hoffmann garante que vai intensificar o diálogo com os deputados estaduais e atender, na medida do possível, as reivindicações dos parlamentares. O novo secretário diz ainda que a relação será transparente. Quando os pedidos não puderem ser acatados, a resposta será clara e direta, sem rodeios. Vai ser desse jeito.

Filiações
O Partido Progressista (PP) do Estado ganhou reforço nesta quinta-feira com a filiação de nove militantes que já foram candidatos a vereador nas últimas eleições municipais. A expectativa é de que um grupo de mais 19, a maioria da Serra, também assine a ficha de filiação no PP capixaba.