Ales tenta mostrar independência com derrubada de veto

assembleia_legislativa__a77574e009Após receber várias críticas de que não tem autonomia, a Assembleia Legislativa começou (um pouco tarde) a mostrar que pode ser independente quando quer. Na sessão desta segunda-feira (2), por exemplo, os parlamentares estaduais derrubaram dois vetos do Executivo a projetos apresentados pelos deputados Luiz Durão (PDT) e Lúcia Dornelas (PT). A decisão acontece justamente quando o Governo conseguiu a aprovação do orçamento do Estado após ter negociado com os deputados a retirada da emenda de R$ 10 milhões apresentada pelo pedetista Euclério Sampaio (PDT).

Independência I
Após a derrubada dos vetos do governador Renato Casagrande (PSB), algo que não acontecia há muitos anos, o deputado Paulo Roberto (PMDB) disse que a “a Casa estava mostrando que a partir de hoje, é preciso discutir mais o que vem do Governo. Não podemos apenas ficar dizendo amém”.

Independência II
Embora o deputado Euclério Sampaio (PDT) tenha retirado a emenda para o hospital de Cariacica, o colega José Esmeraldo (PMDB) afirmou que essa proposta foi o “grito de independência” da Casa diante do Palácio Anchieta.

Curiosidade
A bancada do PMDB na Assembleia era uma das mais animadas com a derrubada do veto. Curiosamente é o mesmo partido que ameaça lançar candidatura própria ao governo no ano que vem e romper a aliança que ajudou a eleger Casagrande nas últimas eleições.

Por outro lado…
Mesmo após os vetos caírem, a deputada Janete de Sá (PMN), assim como outros deputados, fez um agradecimento ao governador Casagrande pelo anúncio da construção do hospital de Cariacica, seu reduto eleitoral. “O povo saberá reconhecer seu comprometimento e sua sensibilidade”, disse.

Alfinetada
Antes de ser aprovado, o orçamento gerou polêmica ao receber emendas do valor de R$ 1 mil. Só a deputada Luzia Toledo (PMDB) destinou 45 delas, incluindo uma para o hospital de Cariacica. O peemedebista José Esmeraldo aproveitou para dar uma alfinetada na colega. “A senhora deve gostar muito do povo de Cariacica pra dar mil reais para a construção do hospital, é muito amor pelo povo daquela região”. Luzia preferiu não retrucar a provocação.