Assembleia quer evitar uso da TV como palanque eleitoral

equipeTValesA Assembleia do Espírito Santo vem adotando uma série de medidas para aproximar o Legislativo das comunidades. Para isso, na última semana lançou seu canal de televisão aberto e digital. Ainda não se sabe ao certo quantos municípios o sinal vai chegar, mas algumas cidades fora da Grande Vitória já vão poder acompanhar a programação do canal.

Com maior alcance, surge a preocupação com o conteúdo, principalmente às vésperas do ano eleitoral. A apreensão acontece porque muitos deputados que vão disputar a reeleição acabam usando a emissora como palanque eleitoral das suas ações.

A Casa também está de olho na manutenção do decoro durante as sessões e quer evitar os excessos, principalmente como os que aconteceram durante a última semana. O barraco no plenário acabou sendo transmitido ao vivo pela TV Ales, o que acabou arranhando a imagem do Legislativo.

Com a chegada do ano eleitoral, a Mesa Diretora estuda buscar parcerias com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) para que a emissora não corra o risco de sair do ar por descumprir as regras da Justiça nesse período.

Os deputados também vão receber um manual para que os pronunciamentos sejam restritos apenas aos interesses da população e não como ferramenta eleitoral. A direção da Casa diz que não pode, por exemplo, cortar o microfone quando houver excessos. Mas alerta que cada um tem que ter a consciência de que será responsabilizado pela suas ações. É sempre bom lembrar mesmo!