Casagrande é alvo do fogo (ainda) amigo na Assembleia

casagrande__2c8cc0b4a0Os sinais de que o PMDB vai mesmo deixar a base aliada do governador Renato Casagrande (PSB) nas eleições do ano que vem estão cada vez mais evidentes. Primeiro porque a cúpula nacional do partido vem se reunindo com frequência com a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E o balanço desses encontros é repassado para o PMDB capixaba. Além disso, na Assembleia Legislativa, membros da bancada peemedebista não escondem mais as insatisfações com o Governo e o porta-voz tem sido o deputado Paulo Roberto que, coincidência ou não, é um dos fortes aliados do ex-governador Paulo Hartung, possível adversário de Casagrande nas urnas.

Tom elevado
Durante a semana, Paulo Roberto fez duras críticas ao Palácio Anchieta e chegou a causar a ira de alguns colegas de plenário ao dizer que a Assembleia não pode “ficar de quatro” para o Executivo. Sandro Locutor exigiu respeito e pediu a Mesa atenção quanto à falta de decoro parlamentar.

Interesse
O tom das críticas é visivelmente associado às pretensões políticas do PMDB para o ano que vem. Tanto que em seu discurso, a deputada Janete de Sá (PMN), fiel defensora do governador, destacou que interesses eleitorais não devem ser priorizados em assuntos relacionados à Casa de Leis.

Chumbo
Em conversas na salinha do café, os comentários são de que na volta do recesso e com a proximidade das eleições, o tom das críticas na Assembleia vai ficar cada vez mais elevado. O líder do Governo, Élcio Álvares (DEM), que já aparece como cotado para ser vice de Casagrande, vai ter bastante trabalho para evitar o desgaste.

Reformulação
Como parte do projeto de dar mais transparência, o site da Assembleia Legislativa vai ser reformulado em 2014. A ideia é criar uma agência de notícias, separando o conteúdo institucional, e facilitar a consulta de informações para o cidadão que quiser buscar dados sobre as atividades parlamentares.

Chuvas
O município de Vila Velha mais uma vez sofreu com a tempestade que atingiu o Estado durante a semana. O prefeito da cidade, Rodney Miranda (DEM), continua mergulhado. Quase não tem sido visto em eventos públicos.