Embora tenha antecipado o processo eleitoral e lançado a candidatura do ex-presidente do Bandes Guerino Balestrassi ao Governo do Estado, o PSDB capixaba já trabalha com a possibilidade de conversar com os peemedebistas em busca de uma eventual aliança para as próximas eleições. O presidente da sigla, César Colnago, revela que na linha de prioridade está o apoio às candidaturas de Aécio Neves para presidente e a do próprio Guerino, mas admite que vem conversando com o ex-governador Paulo Hartung, apontado como possível adversário do governador Renato Casagrande nas urnas.
Ninho em polvorosa
A reviravolta no ninho tucano acontece principalmente após as especulações de que o PT poderia romper a aliança com o PMDB caso o candidato não seja Hartung. Com o caminho livre, os tucanos já vislumbram a possibilidade da união do PSDB e PMDB. “A fotografia de hoje não é a fotografia de amanhã”, profetiza Colnago.
Parceria
O próprio senador Ricardo Ferraço, em entrevista ao jornal Valor Econômico, também reconhece que os dois partidos podem estar juntos, desde que o PT não esteja na mesma aliança. “Nada impede que o PMDB faça uma aliança com o PSDB. Temos uma ótima relação no Espírito Santo. Os partidos estiveram juntos na eleição para prefeito de Vitória [em 2012]”, disse.
Imperador
Assim como na entrevista à Rádio Vitória, Hartung também falou ao Valor que ainda não definiu se vai ou não disputar a eleição. O curioso é que, embora sem mandato, o ex-governador continua dominando o tabuleiro político no Estado. As articulações e conversas sempre giram em torno da sua decisão de entrar ou não na disputa eleitoral.
De mudança
Os vereadores de Vila Velha em breve devem mudar de Casa. Até o próximo dia 10, deverá ser apresentado o projeto para ser votado no plenário. A expectativa é de que até o final do ano os parlamentares já estejam na nova sede, localizada na avenida Champagnat.
Reeleição
Assim como era esperado, nenhum outro candidato apareceu para concorrer à eleição no Ministério Público do Espírito Santo. As inscrições terminaram nesta segunda-feira (27) e apenas o atual procurador-geral, Eder Pontes, se inscreveu. Com isso, deve ser reeleito sem dificuldades.