Depois de quase 40 dias de descanso, a folga dos deputados estaduais está chegando ao fim. A Assembleia retorna às atividades no dia 3 de fevereiro. Assim como todo ano eleitoral, os trabalhos na Casa podem ser prejudicados, já que a maior parte dos parlamentares vai concorrer à reeleição. Com isso, as viagens e os compromissos de campanha com certeza vão ser prioridades. Durante o ano, a direção vai ter muito trabalho para evitar que a máquina pública seja utilizada para fins eleitorais. A TV Assembleia, que agora é transmitida em canal aberto, será o principal alvo daqueles que querem fazer propaganda eleitoral com o dinheiro do povo. Diversas autoridades são esperadas para a sessão solene de abertura dos trabalhos.
Lanche sagrado
A Assembleia publicou edital para adquirir sucos, biscoitos, doces e salgados para servir aos parlamentares. O curioso é que o lanche oferecido aos parlamentares já é fornecido para uma empresa contratada exclusivamente para esse serviço. Nos corredores da Casa está todo mundo querendo saber para onde vão as várias caixas de sucos, já que o cerimonial não dá sequer uma bolacha para os convidados nos eventos da Casa.
Lanche da discórdia
Enquanto isso, fontes ouvidas pela Coluna descobriram que alguns setores da Casa têm lanche para matar a fome durante o expediente. Isso acontece na presidência, direção-geral, secretaria-geral da Mesa e também em algumas diretorias. Quem trabalha nas outras dependências reclama que tem que levar “marmita” de casa para não passar fome.
Reajuste
Até o final do mês deve ser publicado o novo valor do tíquete-alimentação dos servidores da Assembleia Legislativa. A expectativa é de que passe dos atuais R$ 800 para R$ 900. Os que têm o privilégio de trabalhar em alguns setores, ainda podem contar com o lanche extra durante o expediente.
Desatualizado
Mesmo com seu retorno na Assembleia, o deputado estadual Nilton Baiano (PP) ainda não consta com líder de bancada, embora seja o único do seu partido no plenário. No espaço das lideranças na capa do Diário do Poder Legislativo, o espaço do PP está vazio.
Radical
Depois de acumular vários mandatos na Câmara Federal, ter sido eleita musa do Congresso, candidata a vice-presidente da República, a ex-deputada Rita Camata (PSDB) decidiu colocar mais emoção na sua vida. Quem frequenta a região da Aldeia, em Guarapari, garante que sempre encontra ela surfando ou andando de skate.
De olho na urna
Depois de um período de recesso, os tucanos capixabas voltam ao trabalho para discutir o processo eleitoral. Na próxima quarta-feira, o ninho realiza o primeiro encontro com a Comissão Executiva Regional, às 18 horas, na sede do partido, em Vitória. Os tucanos irão definir o cronograma de atividades do ano, incluindo a retomada dos encontros regionais realizadas em diversos municípios capixabas.