Começam as críticas de deputados estaduais contra o Governo

joseNão demorou muito para que os deputados estaduais acabassem com o clima de harmonia entre o Governo selado na semana passada durante o início dos trabalhos no plenário após o fim do recesso. Durante sessão desta segunda-feira (10), por exemplo, a bandeira de paz foi deixada de lado e os parlamentares não pouparam críticas ao Palácio Anchieta. Tudo por causa do veto do Executivo ao projeto do deputado Gilsinho Lopes (PR) que responsabiliza instituições financeiras pelos crimes de “saidinha de banco”. O explosivo José Esmeraldo (PMDB) subiu à tribuna e lembrou que em outros estados projetos semelhante já estão em vigor.

Mais críticas
Segundo Esmeraldo, as leis são frouxas, benevolente e facilitam a bandidagem. “Aqui no Espírito Santo se matando e ninguém faz nada”. Sobrou até para a bancada capixaba em Brasília. “Cadê os nossos deputados federais e senadores? Quando um deputado estadual faz um projeto para defender o povo ele é considerado inconstitucional”, reclamou.

Esvaziada
Na primeira sessão do mês, as votações na Assembleia dão espaço à Tribuna Popular, onde a população pode fazer suas reclamações no plenário. Curiosamente, nesta segunda-feira, ninguém se inscreveu para participar. Deve ser porque quando alguém ocupa o espaço os deputados nunca estão presentes para ouvi-lo.

De olho em Brasília
No meio político, tem muita gente especulando a necessidade da classe empresarial capixaba ter um representante de peso, em Brasília. Nesse sentido, o nome mais cotado é o do presidente da ONG Espírito em Ação, Wagner Chieppe. As convenções partidárias prometem muitas surpresas.

Saia justa
Durante a entrega do Campo Bom de Bola, de Jardim Carapina, o deputado Carlos Mannato (PROS) deu uma alfinetada no prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM). Em seu discurso, disse que enquanto o democrata estava viajando para Nova Iorque durante o período das chuvas, o prefeito Audifax Barcelos (PSB) estava na cidade acompanhando e auxiliando as vítimas das enchentes.

Tucanos em evolução
Os tucanos capixabas decidiram apostar no teatro para fortalecer a militância. Na próxima quinta-feira (13), acontece no Teatro do SESI, às 19 horas, um encontro partidário com encenação da peça teatral “Einstein”. A ideia é se basear no legado de evolução deixado por um dos maiores nomes da área científica. “Será um encontro lúdico, diferente, inspirado em uma nova forma de fazer política, de maneira mais humanizada”, diz o presidente da sigla, César Colnago.