O clima morno da Assembleia deu lugar aos discursos mais acalorados durante sessão realizada nesta terça-feira (18). Deputados estaduais decidiram convocar o presidente da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, para explicar a suposta fraude praticada na companhia de saneamento. A denúncia aponta que 12 bombeiros de uma empresa terceirizada recebiam ordem para instalarem redes falsas. O contrato foi feito no valor de R$ 6,1 milhões. O deputado Euclério Sampaio (PDT) já sugeriu a possibilidade de abertura de CPI para investigar o caso. É muito fácil pagar um valor e a empresa não fazer nada. Esse dinheiro sai do bolso do povo, temos que ver para onde está indo”, disse o parlamentar.
Tietando
Durante o discurso do senador Magno Malta (PR), após se lançar como candidato à presidência da República, a deputada Lauriete (PSC), passou a maior parte do tempo tirando fotos do parlamentar no Senado. Ela, que é casada com Malta, não esconde o desejo de ser primeira-dama do país. “Juntos vamos mudar o Brasil”, disse em uma rede social.
Trânsito livre
Embora tenha deixado o comando da Secretaria de Segurança do Estado, o ex-secretário Henrique Herkenhoff mostrou que ainda exerce uma certa influência na Polícia Militar. Dia desses, ao ser reconhecido em uma blitz de trânsito por um policial, teve a passagem liberada sem ao menos ser abordado pelos militares.
Em débito
A prefeitura de Vila Velha ainda não pagou o valor do tíquete para que os motoristas passem pela Terceira Ponte. Ou seja, quando há necessidade de ir até Vitória, o trajeto acaba sendo feito pela Segunda Ponte e o gasto com combustível aumenta consideravelmente.
No Senado
Desde que voltaram do recesso, os senadores apresentaram 21 propostas, destas, quatro do senador capixaba Ricardo Ferraço (PMDB), o único do Espírito Santo na lista. Entre elas, a simplificação do processo de exportação de produtos capixabas para pequenas empresas e permissão para que os municípios do litoral possam utilizar área da praia para a instalação de equipamentos para pessoas com deficiência.
Clima de paz
Durante a abertura da Vitória Stone Fair, o senador Ricardo Ferraço encontrou com o governador Renato Casagrande (PSB) pelos estandes da feira. Apesar deles serem possíveis adversários nas próximas eleições, o clima entre os dois, que até posaram juntos para as fotos, era de harmonia e descontração. Nem parecia o mesmo senador que fez críticas de lentidão do Governo tempos atrás.
Espero sinceramente que haja uma CPI na CESAN, pois as fraudes estão na cara. Espero também que o próximo seja o DETRAN_ES.